Manifestantes foram às ruas de Fortaleza nesta segunda-feira, 9, em protesto contra os atos terroristas em Brasília e em defesa da democracia. Em um primeiro ato (este organizado pelas Frente Povo sem Medo e Frente Brasil Popular), manifestantes estiveram na Avenida da Universidade, por volta das 17h, e seguiram em marcha rumo à Praça 13 de Maio. Já à noite, manifestantes reuniram-se no cruzamento da Avenida Antônio Sales com a Rui Barbosa em um “bandeiraço pela democracia”.
De acordo com representante da Frente Povo sem Medo, o ato reuniu mais de 5 mil pessoas.
No cortejo que saiu da Avenida da Universidade, também estavam presentes o ex-senador Inácio Arruda (PCdoB), o deputado estadual Renato Roseno (PSOL) e a deputada diplomada Larissa Gaspar (PT). No ato, manifestantes entoavam os gritos de “sem anistia” e pediam responsabilização dos envolvidos nos ataques terroristas. Participaram movimentos sociais, centrais sindicais e partidos, entre eles o PT, PSOL, PCdoB e PCO.
“Depois de todos aqueles atos de terror, houve uma reação das instituições e também uma reação popular, e nós estamos aqui nesse momento. Está acontecendo em todo o Brasil, em todo o país, em todos os estados”, destacou Inácio Arruda.
Um outro fato em especial chamou atenção durante a marcha: militares do 23º Batalhão de Caçadores, na Avenida Treze de Maio, assistiram o cortejo posicionados na entrada da sede.
Em resposta aos ataques golpistas realizados neste domingo, 8, em Brasília, movimentos sindicais e populares convocaram para esta segunda-feira manifestações em defesa da democracia em todo o Brasil, a partir das 17h. No Ceará, além de Fortaleza, também aconteceu ato em Juazeiro do Norte, na Praça da Prefeitura Municipal.