Voltar ao topo

13 de julho de 2024

Aterro da Praia de Iracema é fechado para obras de requalificação

Segundo a Prefeitura, foram instalados tapumes em parte do calçadão, possibilitando o acesso de pedestres no outro trecho
Foto: Divulgação/Seinf

Compartilhar:

Começaram neste mês as obras de urbanização e requalificação do calçadão da Praia de Iracema, onde acontece o tradicional Réveillon de Fortaleza. O projeto prevê a reforma de 200 mil m² de área, desde a Av. Rui Barbosa até as proximidades da antiga Ponte Metálica, contemplando todo o calçadão da Praia de Iracema e Poço da Draga. Para a execução dos serviços, o local foi interditado temporariamente.

No entanto, segundo a Prefeitura, foram instalados tapumes em parte do calçadão, possibilitando o acesso de pedestres no outro trecho.

As obras estão sendo executadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) e acontecem em duas frentes de serviço: no calçadão da Av. Historiador Raimundo Girão, entre a Av. Rui Barbosa e a rua Carlos Vasconcelos, e no calçadão próximo a estátua Iracema Guardiã, entre as ruas Idelfonso Albano e Antônio Augusto. As equipes trabalham na demolição do antigo calçadão para instalação do novo piso em concreto e ciclovia, que será construída junto ao passeio, sendo integrada a ciclovia já existente na Av. Beira-Mar.

A próxima frente de obra, que deve começar após a liberação do trecho isolado, prevê a reforma do restante do calçadão e o isolamento da via, que terá uma das faixas interditada para receber a nova pavimentação em intertravado, seguindo o mesmo projeto da Av. Beira-Mar. As obras contam com investimento de R$ 26,1 milhões com recursos oriundos do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). As intervenções, que devem ser concluídas no segundo semestre de 2024, vão ser integradas ao novo calçadão da Beira-Mar.

OBRAS

O projeto de requalificação e urbanização da Praia de Iracema contempla a reforma de todo o calçadão, com novos passeios, criação de pequenas praças, caramanchões, ciclovia, nova iluminação em LED, banheiros públicos, 50 novas vagas de estacionamento e paisagismo com o plantio de aproximadamente mil árvores em toda a sua extensão, tornando o clima mais ameno e proporcionando mais sombreamento para a região.

A região do Poço da Draga e Praia do Havaizinho também está contemplada no projeto e já teve parte dos serviços iniciados com o recuo do canteiro de obras do Aquário, que foi remanejado para permitir a reforma do calçadão antigo, que estava escondido na área da edificação. A ação possibilitou um ganho de mais de 8 metros no passeio, especificamente nesse ponto, possibilitando novamente o acesso de pedestres de uma ponta a outra da Praia de Iracema.

No local, o projeto prevê ainda a urbanização do espigão existente, com a construção de um mirante contemplativo para apreciar o pôr-do-sol, além de uma plataforma para saltos no mar, atividade que já virou tradição na região. Perto dali, no Pavilhão Atlântico, será construída uma praça com Areninha, mobiliários urbanos e nova iluminação, transformando o espaço para o lazer e atividades culturais.

[ Mais notícias ]