Redação OPINIÃO CE
redacao@opiniaoce.com.br
O VetMóvel dá início nesta segunda-feira, 8, a consultas e castrações no bairro João XXIII (Regional 11). O equipamento estará no estacionamento do Centro de Formação e Desenvolvimento para os Profissionais da Educação do Estado do Ceará (FormaCE), funcionando das 7h30 às 12 horas e das 13 às 16 horas, até a próxima sexta-feira, 12.
As consultas ocorrem por meio de distribuição de fichas diárias, enquanto as castrações acontecem apenas sob agendamento. Problemas de pele, infecções de ouvido e doenças gastrointestinais estão entre os atendimentos mais comuns feitos nos VetMóveis. O projeto possui duas unidades itinerantes e uma fixa, todas gerenciadas pela Coordenadoria Especial de Proteção e Bem-Estar Animal (Coepa). Cada VetMóvel itinerante fica cerca de um mês no bairro contemplado.
Atualmente, há outra unidade do VetMóvel no bairro Maraponga (Regional 10), na Praça das Artes MRV, funcionando de segunda à sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17horas.No primeiro semestre deste ano, o VetMóvel realizou cerca de 13 mil procedimentos, entre cirurgias de esterilização e consultas clínicas.
No primeiro, o projeto contemplou os bairros Aerolândia, Edson Queiroz, São Gerardo, Benfica, Novo Mondubim, João XXIII, Jangurussu, Messejana, Maraponga e Pirambu. Operando desde junho de 2018, a ação ultrapassa 162 mil atividades realizadas em benefício de cães e gatos na capital em 56 bairros. São mais de 31 mil castrações e 29 mil consultas, além de vacinas antirrábicas, exames de triagem de calazar e materiais educativos distribuídos.
No momento, o VetMóvel realiza somente consultas e castrações sob agendamento. Para solicitar a castração de cães e gatos no VetMóvel é preciso realizar, inicialmente, um cadastro pelo telefone 156 (opção 6). Após o cadastro, basta aguardar a equipe da Coepa entrar em contato para agendamento. Cães agendados devem estar banhados, sem carrapatos e com guia e focinheira, enquanto gatos devem ser levados dentro de caixas de transporte.
No dia agendado, é necessário portar RG, CPF e comprovante de endereço da cidade de Fortaleza. No caso das consultas, a partir das 7h30, são distribuídas 20 fichas para atendimento no turno da manhã. Pela tarde, outras 20 fichas são entregues a partir das 13 horas.