A Assembleia Legislativa lança o Selo Alece ESG na Gestão Pública nesta quinta-feira (27), às 14 horas, no Auditório João Frederico Ferreira Gomes, no Anexo II. O selo conta com a parceria do Governo do Estado e apoio da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece).
A iniciativa visa promover boas práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) no Ceará, reconhecer iniciativas já existentes e estimular os municípios cearenses e gestores públicos no desenvolvimento de ações de responsabilidade socioambiental.
No processo de avaliação dos municípios, serão observadas diversas áreas. Na dimensão social, serão avaliados aspectos como acesso à saúde, educação, justiça e melhoria da qualidade de vida da população. Na área econômica, as iniciativas em prol da erradicação da pobreza, enfrentamento da fome, incentivo à agricultura sustentável e ao consumo responsável estão entre as metas.
Para a área ambiental, o selo considerará pontos relacionados à preservação do meio ambiente, como reversão do desmatamento, proteção das florestas e da biodiversidade, combate à desertificação, uso sustentável dos oceanos e dos recursos marinhos e adoção de medidas efetivas contra mudanças climáticas.
A certificação é mais um compromisso da Assembleia Legislativa para o Estado, incentivando as administrações públicas a adotarem um modelo socioeconômico sustentável, democrático e participativo.