Na sessão plenária desta quarta-feira (19), foi aprovado na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), o projeto de lei (PL) que institui o Dia do Corredor e da Corredora de Rua no Calendário Oficial de Eventos e Datas Comemorativas do Estado. A propositura é de autoria do deputado Romeu Aldigueri (PDT), líder do governo no parlamento estadual.
Marcada para ser celebrada anualmente no dia 4 de novembro, a data foi escolhida em homenagem à atleta cearense Antônia Bernadete Lins da Silva, cujo aniversário coincide com o dia da celebração. A proposta, apelidada de Lei Bernadete, destaca a importância de reconhecer os talentos esportivos locais que elevam o nome do Ceará em âmbito nacional e internacional.
O propositor destaca que a instituição da data não somente honra as conquistas de Bernadete Lins, mas também promove a prática do atletismo de rua como uma atividade que incentiva a saúde, o bem-estar e a interação social.
“Com a instituição da Lei, esperamos que este dia inspire novas gerações de atletas e promova uma maior participação em atividades físicas entre os cidadãos do Ceará, transformando essa data em um evento de celebração anual e incentivando um estilo de vida ativo e saudável”, ressalta Romeu Aldigueri.
A HOMENAGEADA
Antônia Bernadete Lins da Silva nasceu em Ipu, na Zona Norte doCeará, no dia 4 de novembro de 1977, tendo se destacado por participações notáveis em competições de corrida de rua, tanto no Brasil quanto no exterior, acumulando títulos sul-americanos e representando o País em eventos globais como os mundiais de meia maratona e os Jogos Olímpicos de 2016.