Voltar ao topo

18 de julho de 2024

Alece retoma projeto “Assembleia Itinerante” nesta segunda (22) no Litoral Leste do Ceará

Evento tem como objetivo aproximar parlamentares da população por meio de ações de promoção à cidadania, à cultura e atividades legislativas
Foto: Divulgação/ Alece

Compartilhar:

A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) leva, ao município de Icapuí, no Litoral Leste do Estado, a Assembleia Itinerante, que conta com ações de promoção à cidadania, à cultura e atividades legislativas na primeira edição do projeto realizado pela Alece em 2023. As atividades têm início nesta segunda-feira, 22.

“Será mais uma oportunidade de levarmos o Parlamento cearense para perto das pessoas, com debate de ideias e acesso a serviços e atendimentos de suas principais demandas”, afirmou o presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PDT). O parlamentar explicou que a Assembleia Itinerante tem como objetivo aproximar o trabalho parlamentar da população do interior do Estado.

“Esse projeto, previsto no Regimento Interno da Casa, é uma forma eficaz de descentralizar as decisões políticas, levar serviços essenciais e culturais para as comunidades e promover uma maior interação entre os representantes do povo e a população”, avaliou.

Ao longo da semana, a população do Litoral Leste poderá participar de oficinas, palestras, rodas de conversa e cursos com temáticas variadas. Na quinta-feira, 25, a partir das 9h, acontece a sessão plenária da Alece no Ginásio Poliesportivo José do Carmo Rebouças, no Centro de Icapuí.

PROGRAMAÇÃO DE ARTE E CULTURA

Como parte da Assembleia Itinerante, o Festival de Arte e Cultura promoverá um encontro de artistas de seis municípios da macrorregião do Litoral Leste nas noites de segunda, terça e quarta-feira, sempre a partir das 18h, na Praça Central Adauto Róseo. 

As apresentações estarão divididas em quatro categorias: repente ou cantoria; danças ou manifestações folclóricas e tradicionais da cultura popular; música popular; humor ou esquete teatral. No dia 24 haverá a premiação dos artistas classificados em 1º, 2º e 3º lugares de cada categoria.

DEBATES, OFICINAS E SERVIÇOS

Nos dias 22, 23 e 24, das 8h às 12h e das 14h às 17h, a população terá acesso a atendimento odontológico, Caminhão do Cidadão, distribuição de mudas, educação para o trânsito, atendimento jurídico e psicossocial com a Procuradoria Especial da Mulher.

Em auditório montado na praça, serão realizadas oficinas e palestras com temas como turismo, transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) na sala de aula, transtorno do espectro autista (TEA), saúde vocal para o professor, políticas para a população LGBTQIA+, relacionamento abusivo e, a partir da experiência do Comitê de Prevenção e Combate à Violência, uma oficina sobre prevenção de homicídios na adolescência.

No CEI Ângela Maria de Góis serão oferecidos cursos de Gastronomia, como biscoitos finos, docinhos e salgados para festa.

A Câmara Municipal de Icapuí será o local de encontro para palestra sobre boas práticas sustentáveis na Casa Legislativa e reunião técnica para discutir a problemática do setor pesqueiro e da cadeia da apicultura no dia 23 de maio e, no dia 24, de audiência técnica da Comissão de Agropecuária da Alece sobre a Reforma Agrária e a situação dos assentamentos rurais na região de Icapuí.

[ Mais notícias ]