Voltar ao topo

18 de abril de 2025

Artistas de Juazeiro do Norte lançam ‘Manifesto Poético’

O livro, que reúne 47 produções poéticas e está disponível para o download gratuito, será lançado neste sábado (20).
Foto: Teresinha Teixeira

Compartilhar:

Com intuito de evidenciar o trabalho de artistas nascidos ou residentes em Juazeiro do Norte, será lançado, no próximo sábado (20), o livro “Juazeiro tem artistas, Juazeiro tem poesia – Manifesto Poético”. A publicação, organizada pelo professor e escritor Émerson Cardoso, reúne 47 produções poéticas e está disponível para o download gratuito. O evento acontece a partir das 17h, no Centro Cultural Daniel Walker.

“Neste livro, há um encontro de vozes plurais e de lirismo nas sendas identitárias da cidade dos romeiros”, explica Émerson Cardoso. A obra evidencia, como aponta o escritor, a cidade de Juazeiro do Norte e sua construção, há mais de um século, envolvendo seus encantamentos, a relação sacroprofana e seu valor histórico.

“Nestas produções poéticas, ricas em conteúdo e forma, estão impressos discursos que apontam para a diversidade de abordagens temáticas, a experimentação linguística e a construção de imagens poéticas — entre sagradas e profanas — que circundam essa cidade caririense de valor histórico inestimável”, acrescenta o professor.

Émerson Cardoso durante lançamento no CCBNB Cariri. Foto Arquivo Pessoal

A publicação também funciona como um meio compartilhamento de uma linguagem que aproxima diferentes artistas juazeirenses: a poesia. Mas mais do que isso, o livro traz no seu título uma reivindicação: “Juazeiro tem artistas! Juazeiro tem poesia!”. Ao exclamar isso, Émerson enxerga que há um ato de resistência. “A poesia é uma forma generosa de espalhar belezas pelo mundo e, sobretudo, é uma maneira de problematizar as normatividades e as imposições sociais transgredindo-as pelo uso da palavra”, completa.

Além disso, o livro consegue reunir as heranças que o Cariri oferece aos seus artistas, como a literatura de cordel, a cultura dos povos indígenas, africanos e dos colonizadores europeus. “Do cotidiano aos fatos históricos, entre empoderamentos, revelações e anonimatos, Juazeiro edifica palavras! Das pedras às arquiteturas, das crenças às redescobertas, Juazeiro tem arte no caldeirão que mais fervilha!”, diz um trecho do Manifesto.

“O cotidiano precisa de reflexões sobre a existência e de sensibilidades instigadas, porque o mal, em sua banalidade, tem nos proporcionado angústias, mas não tem poder sobre nosso fazer poético”, finaliza Émerson.

Serviço

Lançamento do livro “Juazeiro tem artistas, Juazeiro tem poesia – Manifesto Poético”.

Data: 20 de julho (sábado), a partir das 17h.

Local: Centro Cultural Daniel Walker, antiga Estação Ferroviária de Juazeiro do Norte, que fica na Rua São Bernardo, 724, no bairro Franciscanos, em frente à Praça dos Ourives.

[ Mais notícias ]