Na próxima quarta-feira (19), artistas cearenses se apresentam pela quarta vez na Semana Internacional da Música de São Paulo (SIM SP), que acontece na capital paulista. A “Noite Invasão Cearense” reúne 11 show, contando com apresentações de diferentes gêneros. A programação terá performances de O Cheiro do Queijo, Má Dame, Nayra Costa, Briar, Moon Kenzo, Jonnata Doll e os Garotos Solventes feat. Verónica Valenttino, Nazirê, Fernando Catatau, Zé de Guerrilla e DJs Emiciomar e Val Pescador. O evento é considerado a maior conferência de música da América Latina, contando com a participação artistas, produtores, gestores e profissionais do mercado cultural para troca de experiências, apresentações, debates e feira de negócios. Os ingressos custam R$15 (antecipados na plataforma Shotgun) e R$30 (na porta), com entrada gratuita até às 22h.
A presença dos cearenses está sendo garantida pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult), por meio do Hub Porto Dragão e do Centro Cultural do Cariri, do Instituto Dragão do Mar e do Instituto Mirante. A ação também conta com o apoio da produtora índigo Azul e do Mundo Pensante.
“Promover a circulação de artistas cearenses é um dos compromissos da Secult Ceará. Através da rede de espaços públicos culturais da secretaria, programas e ações como estas vêm sendo realizadas. Neste caso, além da fruição com os shows realizados, a ‘Invasão Cearense’ na SIM oportuniza também encontros de negócios, quando os produtores participantes negociam novas apresentações e estreitam contatos que se transformam em oportunidades posteriores. Projetar nossos artistas, abrir novos mercados e valorizar a Cultura do Ceará”, disse a secretária da Cultura, Luisa Cela.
Além da noite de apresentações, os artistas cearenses e seus produtores também vão participar da programação oficial da feira, credenciados para desfrutar de conferências, oficinas e pitchings. O evento busca criar oportunidades aos artistas para apresentarem seus trabalhos e se conectarem com profissionais de destaque do mercado da música.
“Já são quatro edições marcando presença na programação da SIM, com articulação constante do Hub Porto Dragão para expandir as possibilidades de negócios e qualificar a atividade profissional na área cultural. Mais do que uma participação no evento, essas parcerias têm sido fundamentais para promover a diversidade e a potência da música cearense, consolidando o Ceará como um protagonista no cenário cultural nacional”, explica Leo Porto, gestor executivo do Hub Cultural Porto Dragão.