Voltar ao topo

24 de julho de 2024

“Arte Cidadã XIV”: cearense apresenta exposição na Câmara dos Deputados

A exposição fica aberta ao público a partir desta segunda-feira, 30.
Foto: Divulgação

Compartilhar:

A Câmara dos Deputados promove, a partir desta segunda-feira, 30, a 14ª edição da mostra “Arte Cidadã XIV”, reunindo dois artistas que moram ou já moraram em Brasília e têm a capital federal e o cerrado como princípio de suas obras: o cearense Carlos Décimo e o piauiense Marcelino Cruz. A exposição, que acontece em Brasília, tem a capital federal e o cerrado como princípio das obras dos dois artistas nordestinos.

O titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) do Ceará, Carlos Décimo, que também é artista plástico, já expôs na galeria Binária Arte Contemporânea e Galeria Eixo Contemporânea. Agora, ao lado de Marcelino Cruz, apresenta seu trabalho na Galeria Décimo, Anexo IV, 10º andar, Câmara dos Deputados. A entrada é gratuita e as obras ficarão expostas de 30 de maio a 30 de junho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, a.

Perfis

Carlos Décimo apresenta trabalhos que produziu entre 2004 e 2018 para o projeto Caminhos do Imaginário: Gênesis ao Cerrado. Os espectadores poderão conferir a percepção intuitiva do artista sobre a flora do Cerrado e os contrastes no céu do Planalto Central, por exemplo. O uso de cores e texturas obtidas pela sobreposição de camadas de tinta acrílica é o recurso usado para a criação de efeitos cromáticos vibrantes nas 14 telas.

Já o piauiense Marcelino Cruz recorta Brasília – o cobogó, os azulejos, as cores do céu vivo, as entrequadras — e a remodela a partir de uma perspectiva urbana e caótica, não prevista pelos traçados modernistas e racionais de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa. A mostra traz um panorama das mais de três décadas de produção do artista. Marcelino destaca, nesta edição da Arte Cidadã, 15 trabalhos que misturam diferentes meios, suportes e linguagens, com ideal sustentável e uso de materiais reaproveitados (pintura sobre lonita, colagem e acrílica sobre lona, entre outros).

Serviço

Exposição “Arte Cidadã XIV”, de Carlos Décimo e Marcelino Cruz

  • Visitação: de 30 de maio a 30 de junho de 2022, segunda a sexta, das 9h às 17h
  • Local: Galeria Décimo | Anexo IV, 10º andar | Câmara dos Deputados
  • Entrada franca

[ Mais notícias ]