O Sítio Bebida Nova, localizado na área rural do Crato, foi tombado pelo Governo do Ceará. A decisão consta no Diário Oficial do Estado (DOE) da última segunda-feira (15), após ações da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), por meio da Coordenadoria de Patrimônio e Memória (Copam) e do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural do Estado do Ceará (Coepa-CE).
O prédio é lembrado por ter sido um engenho e fazer parte do período açucareiro do Ceará, que contribuiu para o desenvolvimento econômico do Cariri cearense. Além de fazer parte da história da região, o sítio foi moradia do multiartista Sérvulo Esmeraldo (1929-2017).
A solicitação do tombamento do espaço se deu pela fundadora do Instituto Sérvulo Esmeraldo, Dodora Guimarães, e do professor do Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Design da Universidade Federal do Ceará (UFC), Romeu Duarte. Em 2021, o tombamento foi aprovado pelo Coepa-CE. Na época, o professor Romeu Duarte, destacou a importância da história do Sítio. “Temos pouquíssimos exemplares de um sítio rural tombado. É um bem importante para o Ceará inteiro, é uma casa urbana plantada no meio da comunidade rural, principalmente por ser a moradia de um dos maiores artistas brasileiros”, avaliou Romeu Duarte.
Após a aprovação do tombamento, Dodora Guimarães ressaltou o quanto o trabalho é importante para a preservação de Sérvulo Esmeraldo e do legado projetado pelo artista para o Crato.
“A Bebida Nova não é um local apenas de engenho, que teve contribuição econômica para o Cariri, aquela casa foi um lugar onde tudo começou na obra desse grande artista que pudemos conviver e aprender com ele”, destacou.