Na manhã desta segunda-feira, 9, foi realizado o primeiro corte do gramado da Arena Castelão após o plantio realizado no último mês de dezembro. Desde novembro, o campo de jogo do estádio passa por reforma, tendo sido totalmente trocado. O trabalho de corte deve ser concluído até esta terça-feira, 10, segundo a gestão estadual, responsável pelo equipamento.
“Aqui, nós tiramos tudo, até 70 cm, para olhar como estava a drenagem. Tivemos que substituir toda a drenagem, e fizemos melhor ainda. Dobramos a quantidade de dreno aqui no Castelão para ter a maior facilidade, quando houver chuvas volumosas, de um escoamento mais rápido. E aí, trocamos toda a parte de areia e brita. Trocamos toda a irrigação, e aí sim, no dia 18 [de dezembro], começamos a fazer o plantio da grama“, explicou o titular da Superintendência de Obras Públicas (SOP), Quintino Vieira.
Também participaram do momento, o secretário do Esporte e Juventude, Rogério Pinheiro; o presidente do Ceará, Robinson de Castro; o presidente do Fortaleza, Marcelo Paz; o presidente do Ferroviário, Aderson Maia; o presidente do Floresta, Diego Felício; e o presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Mauro Carmélio.
O secretário Rogério Pinheiro destacou que a obra segue o cronograma inicialmente previsto. “Estamos melhorando o gramado que foi muito criticado, mas também foi o mais utilizado. Quanto mais utilizado, maior o desafio”, disse o secretário. Ele complementa que a entrega do gramado da Arena está prevista para o final de fevereiro. Ainda de acordo com Rogério Pinheiro, o novo gramado terá a capacidade de drenagem dobrada a partir desta reforma. “A gente acredita que não teremos mais nenhum tipo de problema referente a fortes chuvas e em período, inclusive, prolongado”.

Jogos
Sendo o principal equipamento esportivo do Estado e o que mais recebeu jogos no Brasil na temporada de 2022 (73 no total), já estão sendo realizados diálogos para organização dos jogos da temporada 2023, principalmente do Campeonato Cearense. “A Federação Cearense [de Futebol] já vem se organizando internamente para levar os jogos para outras praças esportivas. Já agora no dia 15, estaremos iniciando o Campeonato Cearense na nossa Arena Romeirão, que também está apta a receber todos os jogos que sejam necessários”, ressaltou Rogério Pinheiro.
Veja cronograma:
- A troca do campo de jogo teve início no dia 14 de novembro, com reforma completa das camadas que ficam sob o gramado. Foram retiradas toda a grama antiga e as camadas de areia e brita logo abaixo.
- Depois, foi feita a substituição do material de drenagem, com ampliação do sistema em 100% do número de valas, tubos e mantas de drenagem, do tipo bidim.
- Após isso, foram depositadas novas coberturas de brita e de areia, para, em seguida, realizar os serviços de nivelamento a laser do terreno, testes e ajustes do sistema de irrigação.
- Na terceira etapa, foi realizado um plano de cuidados para enraizamento e crescimento do gramado. No mesmo intervalo, o sistema de irrigação passou por uma revisão detalhada e foi finalizado o trabalho de automatização da irrigação.