Na manhã desta segunda-feira, 9, foi realizado o primeiro corte do gramado da Arena Castelão após o plantio realizado no último mês de dezembro. Desde novembro, o campo de jogo do estádio passa por reforma, tendo sido totalmente trocado. O trabalho de corte deve ser concluído até esta terça-feira, 10, segundo a gestão estadual, responsável pelo equipamento.
“Aqui, nós tiramos tudo, até 70 cm, para olhar como estava a drenagem. Tivemos que substituir toda a drenagem, e fizemos melhor ainda. Dobramos a quantidade de dreno aqui no Castelão para ter a maior facilidade, quando houver chuvas volumosas, de um escoamento mais rápido. E aí, trocamos toda a parte de areia e brita. Trocamos toda a irrigação, e aí sim, no dia 18 [de dezembro], começamos a fazer o plantio da grama“, explicou o titular da Superintendência de Obras Públicas (SOP), Quintino Vieira.
Também participaram do momento, o secretário do Esporte e Juventude, Rogério Pinheiro; o presidente do Ceará, Robinson de Castro; o presidente do Fortaleza, Marcelo Paz; o presidente do Ferroviário, Aderson Maia; o presidente do Floresta, Diego Felício; e o presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Mauro Carmélio.
O secretário Rogério Pinheiro destacou que a obra segue o cronograma inicialmente previsto. “Estamos melhorando o gramado que foi muito criticado, mas também foi o mais utilizado. Quanto mais utilizado, maior o desafio”, disse o secretário. Ele complementa que a entrega do gramado da Arena está prevista para o final de fevereiro. Ainda de acordo com Rogério Pinheiro, o novo gramado terá a capacidade de drenagem dobrada a partir desta reforma. “A gente acredita que não teremos mais nenhum tipo de problema referente a fortes chuvas e em período, inclusive, prolongado”.

