Voltar ao topo

12 de setembro de 2024

Arena Castelão: novo gramado recebe segundo corte

A partir desse, os demais cortes serão semanais, com o objetivo de continuar estimulando o crescimento e fazer ajustes no nivelamento do campo
Foto: Beatriz Boblitz

Compartilhar:

Oito dias depois do primeiro corte drástico, o gramado da Arena Castelão foi aparado pela segunda vez. O trabalho teve início na manhã desta terça-feira (17), sendo concluído ao longo do mesmo dia.

A partir dessa etapa, as podas passam a ser de uma a duas vezes por semana, de acordo com a necessidade e com a velocidade de crescimento da grama. Durante o intervalo dos cortes, o campo continua recebendo adubação e irrigação, seguindo o cronograma já estabelecido. A rotina de aparar o gramado, nesta etapa de cuidados até a liberação para partidas, tem o objetivo de continuar estimulando o crescimento horizontal da grama e evidenciar possíveis pontos que necessitem de nivelamento.

No decorrer das próximas semanas, será feita aplicação de top press – camada fina de areia sobre o campo para ajudar na fixação e na ramificação horizontal das mudas em desenvolvimento. O cronograma de podas periódicas será mantido de forma permanente mesmo após a liberação do estádio para os jogos, fazendo parte da rotina de manutenção do campo de jogo.

Sobre a reforma

Com reforma iniciada no dia 14 de novembro, a etapa de implantação do novo gramado teve início após um pouco mais de um mês, no dia 16 de dezembro. Depois de duas semanas desde o começo da obra, a reforma da estrutura do gramado passou pela fase de revisão e ampliação do sistema de drenagem.

Segundo a gestão estadual, foi feita a instalação de novos tubos e da manta de drenagem. A estrutura atual recebeu troca de material ao mesmo tempo em que foi dobrada a extensão de valas e drenos, aumentando, assim, a capacidade de drenagem.

Após a etapa de revisão e ampliação do sistema de drenagem, começaram a ser depositadas as camadas de brita e de areia, para posterior plantio da nova grama. O investimento de R$ 1,95 milhão serviu para executar a revisão de toda a estrutura de campo de jogo e a troca completa do gramado da Arena Castelão.

Da espécie Bermuda Celebration, agora, as mudas foram submetidas a um período de tratamento adequado, com aplicação de adubos para estimular o crescimento e o enraizamento. Para que a fotossíntese acontecesse de forma mais rápida, os refletores do Castelão passaram as noites ligados.

Inicialmente prevista para 2021, a reforma acontece após reclamações sobre questões de infraestrutura e apagões. Em 2022, o excesso de jogos na arena, que totalizaram 73 partidas, acabou comprometendo seriamente o gramado.

[ Mais notícias ]