Menu

Eleições 2024: André Fernandes e Evandro Leitão vão disputar o segundo turno em Fortaleza

André Fernandes e Evandro Leitão. Fotos: Natinho Rodrigues e Hellynara Fernandes

Com o fim da apuração da Justiça Eleitoral dos resultados do primeiro turno das Eleições Municipais de 2024, o segundo turno foi definido em Fortaleza. Como mostra o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o deputado federal André Fernandes (PL) e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), Evandro Leitão (PT), vão disputar o turno adicional no dia 27 de outubro. Ainda como mostra o resultado do pleito, 3,81% dos votos foram nulos, e 2,63% em branco. 

A Justiça Eleitoral iniciou a apuração para o resultado das Eleições Municipais de 2024. Confira a contagem dos votos válidos, anulando os votos brancos ou nulos:

  • André Fernandes (PL): 40,20%;
  • Evandro Leitão (PT): 34,33%;
  • José Sarto (PDT): 11,75%;
  • Capitão Wagner (União Brasil): 11,40%;
  • Eduardo Girão (Novo): 1,06%;
  • Técio Nunes (Psol): 0,64%;
  • George Lima (Solidariedade): 0,49%;
  • Chico Malta (PCB): 0,09%;
  • Zé Batista (PSTU): 0,04%.

Para o segundo turno, com apenas dois candidatos, é esperado que os partidos definam seus apoios aos postulantes. Até o momento, apenas um candidato, o senador Eduardo Girão (Novo), já definiu o seu apoio. Ele e o seu partido vão apoiar a candidatura de André Fernandes. “Ao mesmo tempo em que agradeço meus conterrâneos que resistiram ao boicote flagrante do ‘sistema’ contra nossa candidatura está claro como o sol que não se discutiu um projeto para a capital da ‘Terra da Luz’ nestas eleições”, escreveu.

Ele continuou: “Infelizmente, interesses pessoais ficaram acima dos públicos. Mas tenho muita Fé e Esperança que não sucumbiremos às trevas e às sombras com o Evandro Leitão, recém convertido ao PT, à frente do executivo municipal”, escreveu, ao postar imagem dele, de Fernandes e de Wagner lado a lado. O presidente do União Brasil no Ceará, no entanto, ainda não definiu o seu apoio.

Um dos principais nomes cotados para as eleições ainda durante a campanha, terminou o pleito na quarta posição. Por meio da sua assessoria, o presidente do Diretório Estadual do partido divulgou uma nota. Segundo ele, o momento agora será de dedicação à sua família, com quem estará descansando nos próximos dias. Ele ainda não comentou qual será o seu posicionamento no turno adicional.

“Quero expressar minha mais profunda gratidão, primeiramente a Deus, que nos permitiu fazer uma campanha linda e limpa, a cada um dos fortalezenses que acreditaram no nosso projeto, aos voluntários que vestiram a nossa camisa e estiveram conosco nas ruas, aos colegas candidatos a vereadores, do nosso partido e à imprensa, sempre solícita e respeitosa”.

O prefeito José Sarto, que finalizou o pleito na terceira posição – o primeiro gestor da história de Fortaleza que não conseguiu se reeleger desde que é possível a reeleição -, ainda não divulgou informações sobre o seu posicionamento e o posicionamento do partido em relação ao segundo turno.