As pessoas com mal de Alzheimer e outros distúrbios mentais passarão a ter mais atenção do poder público com a aprovação do projeto que propõe a criação da Política Estadual de Cuidados Integrais às Pessoas com Mal de Alzheimer e Outras Demências. Durante sessão ordinária, nesta quarta-feira, 31, foi aprovada, na Assembleia Legislativa (Alece), a propositura 162/2022, de autoria do deputado Romeu Aldigueri (PDT), líder do Governo.
A política pública tem como objetivo organizar a rede de atenção à saúde mental com foco principal na prevenção e no combate aos efeitos da doença de Alzheimer e de outras demências. Dentre as diretrizes estão, o oferecimento de sistema de apoio e orientações para ajudar as famílias a lidarem com a doença, auxiliar os pacientes a manterem uma vida ativa, formar e capacitar profissionais especializados, estimular a pesquisa científica quanto a tratamentos e rapidez no diagnóstico, e conscientizar a população acerca da detecção precoce de sintomas e sinais sugestivos.
Romeu Aldigueri comenta que desde o diagnóstico, os pacientes vivenciam os efeitos da degeneração dos neurônios e passam a sofrer com a evolução da doença, dependendo do auxílio de cuidadores e familiares, além do uso de medicamentos e de cuidados terapêuticos. “Tudo isso onera o orçamento familiar e aumenta o sofrimento não somente do paciente, mas de todos que o rodeiam. Cientes isso, buscamos através da criação dessa política, contribuir com ações que atenuem o sofrimento dos pacientes e de seus familiares”, explica o parlamentar.