O presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Júnior Castro, e a presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação no Estado (Undime) Luiza Aurélia Teixeira, estiveram nesta semana na sede da Secretaria da Educação para entregar um ofício propondo o aumento de 14,35% nos recursos usados para o transporte escolar nos municípios. O valor está associado ao Termo de Responsabilidade do Transporte Escolar dos alunos do Ensino Médio para o exercício de 2023.
A comitiva foi recebida pela secretária executiva da Coordenadoria de Cooperação com os Municípios da Seduc, Emanuelle Grace Kelly de Oliveira. O documento com a solitação foi apresentado na última quarta-feira, 11.
De acordo com a Aprece, esse foi o início dos diálogos para negociar um aumento dos valores repassados pelo Estado aos municípios que assinarem o Convênio para a realização do serviço, cuja responsabilidade é do governo estadual. No ofício, as entidades solicitam correção com base na variação inflacionária de combustíveis (diesel), transporte público e salário.
Outra solicitação feita no documento foi a de um Aditivo compensatório a ser elaborado e firmado até março de 2023, referente às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) e Escolas Profissionalizantes (EP). Além disso, alguns fatores foram apontados para que sejam feitos ajustes, como as variações nas matrículas rurais e a realização de atividades extracurriculares.
Como encaminhamento, ficou acertado que o ofício apresentado será analisado pelos técnicos e pela titular da Seduc, Eliana Estrela, para que posteriormente seja apresentada uma resposta.