Lula (PT) foi eleito presidente neste domingo, 30, com mais de 60 milhões de votos contra pouco mais de 58 milhões de Jair Bolsonaro (PL). Logo após a confirmação da vitória, líderes e personalidades internacionais repercutiram o resultado. Pelo Twitter, Emmanuel Macron, presidente da França, parabenizou Lula e disse que a eleição “dá início a um novo capítulo da história do Brasil“.
“Juntos, vamos unir nossas forças para enfrentar os muitos desafios comuns e renovar o vínculo de amizade entre nossos dois países”, disse o líder francês.
Parabéns, caro @Lulaoficial, por sua eleição que dá início a um novo capítulo da história do Brasil. Juntos, vamos unir nossas forças para enfrentar os muitos desafios comuns e renovar o vínculo de amizade entre nossos dois países.
— Emmanuel Macron (@EmmanuelMacron) October 30, 2022
O presidente da Argentina, Alberto Fernández, disse que a vitória do petista “abre um novo tempo para a história da América Latina”. “Um tempo de esperança e futuro que começa hoje. Aqui você tem um parceiro para trabalhar e sonhar alto com a boa vida de nossos povos”, disse o líder do país, pelo Twitter.
Marcelo Rebelo de Sousa, presidente de Portugal, por sua vez, afirmou que o “mandato, que vai iniciar em janeiro próximo, corresponderá a um período promissor nas relações fraternais entre os povos brasileiro e português e por isso também entre os dois Estados”, disse.
“Parabéns, Lula, pela sua vitória nestas eleições em que o Brasil decidiu apostar no progresso e na esperança. Vamos trabalhar juntos pela justiça social, igualdade e contra as mudanças climáticas. Seu sucesso vai ser do povo brasileiro“, postou o chefe de governo da Espanha, Pedro Sanchez, no Twitter.