Voltar ao topo

8 de dezembro de 2024

Após sofrer goleada, Fortaleza tenta recuperação na Série A diante do Grêmio

Desde o seu retorno a Série A, o Leão perdeu uma única vez para o Tricolor gaúcho; Confira quando isto ocorreu mais abaixo
Foto: Mateus Lotif / Fortaleza EC

Compartilhar:

O Fortaleza encara o Grêmio pela 10ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, às 20h, na Arena Castelão, nesta quarta-feira (19). A partida será transmitida apenas pelo canal fechado Premiere. O Leão tenta se recuperar no campeonato, após vir de duas derrotas seguidas, sofrendo uma goleada por 5×0 para o Cuiabá em sua última partida, no último domingo (16).

O retrospecto recente é positivo para os cearenses. Desde que chegou à elite do futebol brasileiro, o Fortaleza perdeu apenas uma única vez, em 8 duelos, para o Grêmio. Há cinco anos, no dia 8 de junho de 2019, Pepê (atualmente no Porto-POR e jogador da Seleção Brasileira) marcou o gol da vitória em cima do Tricolor do Pici, no Estádio Centenário, em Caxias do Sul–RS. Naquele momento, a equipe estava na zona de rebaixamento e, com o triunfo, saiu do Z-4. Após isso, foram duas vitórias para o Leão, por 2×1, ainda em 2019, e 1×0, em 2021 (os dois triunfos, em casa). No histórico, foram cinco empates.

DESFALQUES

O Fortaleza está na 12ª colocação, com 10 pontos conquistados (com um jogo a menos devido à disputa da Copa do Nordeste). O Grêmio está na zona de rebaixamento, na 17ª colocação, com 6 pontos (são dois jogos a menos, por conta de partidas adiadas pelas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul).

Para esta partida, o Fortaleza chega com muitos desfalques. O zagueiro Brítez e o atacante Renato Kayzer foram expulsos no jogo contra o Cuiabá. Além disso, o chileno Kuscevic e o venezuelano Kervin Andrade desfalcam o Leão enquanto representam suas seleções na Copa América 2024. Completando a lista, o lateral-direito Dudu, o meia Calebe e os atacantes Marinho e Moisés estão no departamento médico.

O treinador da equipe adversária, Renato Portaluppi, poderá poupar alguns jogadores devido ao clássico gaúcho contra o Internacional, na próxima rodada. São desfalques para a partida o paraguaio Villasanti e o venezuelano Soteldo, que também representarão suas seleções na competição da Conmebol. Estão suspensos o volante Carballo e o atacante Galdino. O volante Mila e os atacantes Robert, André Henrique e Diego Costa estão no departamento médico.

Em um retrospecto geral entre os clubes, são 20 jogos oficiais, com vantagem para o Grêmio, que soma 11 vitórias, enquanto o Fortaleza possui três triunfos e seis empates.

[ Mais notícias ]