A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) concluiu, após relatório da Superintendência de Operações Públicas do Estado do Ceará (SOP), que a Arena Castelão está apta a receber partidas de futebol. O estádio sofreu problemas na iluminação durante duas partidas neste mês de julho, o que fez a Federação Cearense de Futebol (FCF), CBF e Conmebol realizarem uma vistoria na Arena.
Em nota oficial divulgada pela FCF e CBF, com base no relatório da SOP, as entidades informam o ocorrido na partida entre Ceará e Avaí, do último dia 19 de julho, na qual parte dos refletores do estádio se apagaram, atrasando a partida em 50 minutos. As entidades também informaram que foram realizados testes de funcionamento na iluminação, e o resultado foi positivo para continuação da realização de jogos.
“Após a falha na iluminação, o grupo gerador redundante, instalado para garantir a alimentação do campo e do placar da SE-4, entrou em operação. Foi verificado pelos operadores da sala que após o incidente, somente parte da iluminação de campo voltou”, diz um trecho.
Estrutura
O estádio também apresentou problemas no gramado, que foi duramente criticado por jogadores e treinadores de todo o Brasil. O Castelão é a praça esportiva de futebol que mais recebeu jogos no Brasil em 2022, somando 52 jogos. Em junho, o Governo do Estado propôs um fechamento provisório da arena para a manutenção do gramado, mas os clubes cearenses (Ceará e Fortaleza) recusaram a proposta.
Confira a nota na íntegra:
“Após a falha na iluminação, o grupo gerador redundante, instalado para garantir a alimentação do campo e do placar da SE-4, entrou em operação. Foi verificado pelos operadores da sala que após o incidente, somente parte da iluminação de campo voltou”
A iluminação de campo do Castelão é constituída por projetores com lâmpadas de multivapores metálicos de 2.000 watts. Esse tipo de lâmpada tem na sua instalação um reator e tem uma característica própria para o seu funcionamento com rendimento total. Em caso de variações de tensão acima de um percentual determinado pelo fabricante, uma falta de energia, mesmo que momentânea, a lâmpada e o reator precisam resfriar durante determinado período para poderem ser ligadas novamente.
A situação das lâmpadas alimentadas pelo gerador redundante da SE-4, de não partirem em curto período após a reenergização, é que nas tentativas do pessoal da operação de religar o mais rápido possível, não foi aguardado o tempo necessário para o devido resfriamento do conjunto de iluminação. Ao passar um tempo suficiente, os refletores começaram a acender, mas alguns ainda permaneceram apagados.
Foram realizados testes de funcionamento com a iluminação de campo ligada, sendo desligado o fornecimento da concessionária de energia e não houve nenhuma intercorrência nos testes realizados. Dessa forma, os serviços realizados habilitam o retorno do funcionamento normal do quadro QGBT-4. E da subestação 4, permitindo que sejam realizados os jogos na Arena Castelão.”