Voltar ao topo

26 de abril de 2025

Após receber título Dr.Honoris Causa, Gilberto Gil ganha exposição inédita no Cariri

Em homenagem ao artista, a produção exposta também se relaciona com a vida e obra de Gilberto Gil, reunindo peças de mestres da cultura do Ceará. 
Foto: Carlos Gibaja

Compartilhar:

Após a solenidade de outorga do título de “Doutor Honoris Causa” do cantor, compositor e ex-ministro da Cultura, Gilberto Gil, o Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo inaugurou, nesta quinta-feira (11), a exposição inédita “Debaixo do Barro do Chão”, que reúne obras construídas por Corrinha Mão na Massa (da cidade de Missão Velha), Mestra Fanca e Irmãs Cândido (Juazeiro do Norte) e Mestre Jaime, de Barbalha.

A mostra fica disponível para visitação no espaço Átrio e conta com a curadoria de Fabiano Piúba, ex-secretário da Cultura do Ceará e hoje no Ministério da Cultura como secretário de Formação, Livro e Leitura.

“O Cariri sempre esteve presente na vida e na obra de Gilberto Gil, em especial na sua relação com o cancioneiro de Luiz Gonzaga, filho de Exu, terra pernambucana que faz fronteira com o Crato, cidade onde está localizado o Centro Cultural do Cariri”, anuncia o material de divulgação da mostra.

Os trabalhos da exposição se conectam com a trajetória musical de Gilberto Gil. A instalação apresenta peças inspiradas na música “De onde vem o baião”, composta pelo baiano em 1976. Em homenagem ao artista, a produção exposta também se relaciona com a vida e obra de Gilberto Gil, reunindo peças de mestres da cultura do Ceará. 

DOUTOR HONORIS CAUSA

Na noite da última quarta-feira (10), o artista ganhou o título de “doutor honoris causa”, concedido pela Universidade Regional do Cariri (Urca). O evento contou com a presença do reitor da instituição, professor Carlos Kleber de Oliveira, do governador Elmano de Freitas (PT), da secretaria da Cultura, Gecíola Fonseca, da secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Professora Sandra Monteiro, de Fabiano Piúba e do Conselho Universitário da URCA.

“O Cariri, essa lendária terra de gente resistente e forte. Hoje, volto aqui para compartilhar com tantos que empreendem essa lavoura humana da busca constante do conhecimento e do saber. Volto para receber as honrarias de pertencer aos quadros dos homens doutos, aqueles que a vida doutor, doutorou para a distinção de instruir com o seu exemplo, de ensinar com o seu trabalho, de inspirar por sua caminhada”, declarou Gilberto Gil. 

O homenageado ainda recebeu a Coroa do Reisado do Cariri e espada confeccionada, respectivamente, por mestre Tarcísio do Reisado São Miguel e mestre Valdir do Reisado Arcanjo Gabriel. Os artefatos foram entregues pelo mestre Aldemir e mestra Flatenara. A acolhida foi feita pelo Reisado de Caretas de Potengi, Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, Mestre Aldenir e o Reisado Reis de Congo, Mestra Maria de Tiê e o Coco dos Souza. Após a outorga, o evento contou com apresentações artísticas de Bem Gil e Banda Fogo Eterno, com participações de Moreno Veloso, Mãeana, Guigga e Luíza Brito.

[ Mais notícias ]