O município de Granja, na região norte do Ceará, zerou a fila de cirurgias eletivas – procedimentos considerados não emergenciais – a partir de um mutirão realizado na cidade neste mês. As cirurgias são realizados com recursos próprios do Município. Ao todo, foram atendidas 250 pessoas no Hospital e Maternidade Dr. Vicente Arruda, entre os dias 6 e 11 de junho último.
Foram oferecidos diversos tipos de cirurgias de especialidades variadas: colecistectomia, hernioplastia, histrectomia, postectomia, vasectomia, exérese de cisto pilonidal, pterígios e pequenas cirurgias. a prefeita de Granja, Juliana Aldigueri, reconhece que a alta demanda era um dos gargalos vivenciados pela gestão municipal, mas aponta a importância do mutirão.
“A saúde é tratada como prioridade desde o início da nossa gestão, mas um dos gargalos que ainda enfrentávamos aqui em Granja era o volume das solicitações para cirurgias eletivas. Com o mutirão, a gente dá agilidade a esses procedimentos e abre espaço para outros atendimentos na área da saúde“, destacou a prefeita de Granja, Juliana Aldigueri.