Após meses de impasse, os representantes do PL na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFOR) escolheram um novo líder. Trata-se de Carmelo Neto, vereador em primeiro mandato e forte aliado ao presidente da República Jair Bolsonaro (PL). A escolha foi unânime entre os correligionários na Casa.
As discussões iniciaram durante a janela partidária, em que vereadores bolsonaristas aproveitaram o período de migração de partidos de deputados para se instalarem em novas legendas. Com isso, o PL, antes representado na Casa por Ana do Aracapé e Tia Francisca, passou a contar também com o próprio Carmelo, além de Dudu Diógenes (que suplente de Inspetor Alberto, do PL), Priscila Costa e Pedro Matos (suplente de Bruno Mesquita, do Pros).
O impasse aconteceu porque as duas primeiras são da base e apoiam uma candidatura do PDT nas eleições de outubro, postura dissonante da adotada pelo partido após filiação de Bolsonaro.
Em abril, Carmelo falou ao OPINIÃO CE sobre a questão, destacando que, agora, a legenda segue um caminho “conservador e de direita”. “A nível de Câmara Municipal, o que acredito é que a bancada tem que estar unificada nesse direcionamento de reeleição do presidente Bolsonaro e, aqui no Ceará, o PL como um todo esteja unido, falando a mesma língua”, disse.
Ana Aracapé e Tia Francisca chegaram a discutir uma saída do partido, ideia que foi descartada posteriormente. Em meio a isso, Pedro Matos chegou a assumir a liderança, mas como suplente, deixou a posição um mês após assumi-la por causa do término da licença do titular Bruno Mesquita.