Após suspensão de concessão do Parque Nacional (Parna) de Jericoacoara, localizado no município de Jijoca de Jericoacoara, no Ceará, à iniciativa privada, o governo do Estado deve debater com municípios e sociedade civil sobre a gestão da Unidade de Conservação. Segundo o governador Elmano de Freitas (PT), a suspensão permite que o Estado possa, inclusive, debater investimentos na casa dos R$ 15 milhões para a manutenção e operacionalização do Parque Nacional.
A interrupção do edital para concessão foi anunciada no fim de semana pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), após ofício enviado pelo governador. “Temos uma compensação ambiental de uma usina de gás natural que vai se instalar no Ceará e queremos pegar parte desse recurso e aplicar absolutamente na melhoria do Parque Nacional de Jericoacoara. Estamos falando de algo em torno de R$ 15 milhões”, observou Elmano.
O investimento, na avaliação do chefe do Executivo cearense, além de beneficiar turistas e visitantes, vai garantir melhorias aos que moram e trabalham na Vila de Jericoacoara.
“Determinamos que as secretarias de Meio Ambiente, Turismo e Desenvolvimento Econômico realizem imediatamente audiências públicas. Vamos dialogar com os prefeitos dos três municípios afetados pelo parque [Jijoca de Jericoacoara, Cruz e Camocim] e sentar com a população para ouvir sugestões de que maneira podemos manter o parque e, ao mesmo tempo, permitir que ele seja fonte de renda para a população local e para desenvolver o turismo“, completou.
Da área total do Parque Nacional de Jericoacoara, 6.150,29 hectares pertencem ao Governo do Ceará. O Estado realizou ações e investimentos nos últimos anos, buscando promover a preservação da área, o estímulo do turismo sustentável e o desenvolvimento econômico da região.