As chuvas seguem banhando as cidades do estado do Ceará e a tendência é que continue o cenário de precipitações, pelo menos até amanhã (06). Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), deve chover em todas as macrorregiões do Estado neste início de semana.
Segundo dados da Defesa Civil de Fortaleza, até o fechamento da edição, foram atendidas 34 ocorrências, dentre os casos, os principais foram os riscos de desabamento e inundações, sendo 11 cada uma. Oito atendimentos foram voltados a desabamentos, três para alagamentos e um para risco de inundação.
Três famílias precisaram ser retiradas de suas residências, uma por risco de desabamento iminente, e as outras duas por desabamento parcial. As três famílias foram encaminhadas para casa de parentes ou amigos e receberam materiais de assistência, como cestas básicas, colchonetes, redes e mantas. As famílias serão cadastradas pela Célula de Atendimento à Vulnerabilidade Social (Ceavus) para inclusão no Programa de Locação Social (PLS) e aos demais programas habitacionais do governo.
Um dos grandes problemas da capital cearense é o trânsito em dias de chuva, com as fortes precipitações recentes, os impactos são notados. Segundo a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), os agentes estão atuando de acordo com o protocolo de emergência elaborado para dias chuvosos. O objetivo é diminuir o impacto no fluxo do trânsito, com o acompanhamento via videomonitoramento dos principais pontos impactados, enviando agentes para os locais e planejando previamente desvios de tráfego.
Na rua Júlio Braga, próximo ao número 27, no bairro Parangaba, e na rua Dr. Alfredo Wayne, no bairro de Fátima, houve queda de árvores e por isso agentes e orientadores de tráfego atuam nos locais para ajudar os condutores. Na rua Costa Mendes, no Montese, também ocorreu a queda de uma árvore, e segundo a Autarquia, agentes foram enviados ao local para orientar os motoristas. Na avenida General Sampaio, próximo a Estação das Artes, no cruzamento com a rua Senador Jaguaribe, um buraco está prejudicando o fluxo de veículos.