Voltar ao topo

11 de setembro de 2024

Saúde realiza coletiva de imprensa após Ceará confirmar caso de “varíola dos macacos”

Participam a secretária executiva de Executiva de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional (Seade) da Sesa, Tânia Mara Coelho, a secretária executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, Sarah Mendes, e a secretária de Saúde de Fortaleza, Ana Estela Leite.
Imagem de microscópio mostra vírus causador da varíola do macaco — Foto: Cynthia S. Goldsmith, Russell Regner/CDC via AP

Compartilhar:

O Ceará confirmou, nesta quarta-feira, 29, o primeiro caso de Monkeypox, popularmente conhecida como varíola do macaco. Em nota divulgada pela Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), foi informado que “trata-se de paciente de 35 anos, residente de Fortaleza, com histórico de deslocamento recente para São Paulo e Rio de Janeiro, cidades que já confirmaram casos da doença”.

Nesta quinta-feira, 30, a Sesa realiza uma coletiva para explicar mais sobre o caso, além de falar sobre o cenário epidemiológico de covid-19 e vacinação. Participam a secretária executiva de Executiva de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional (Seade) da Sesa, Tânia Mara Coelho, a secretária executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, Sarah Mendes, e a secretária de Saúde de Fortaleza, Ana Estela Leite.

Acompanhe ao vivo:

No Ceará, até esta quarta-feira, foram notificados 14 casos suspeitos da varíola dos macacos. Dois casos foram descartados laboratorialmente dos municípios de Fortaleza (1) e Maracanaú (1). Outros 11 seguem em investigação. Os pacientes suspeitos são residentes dos municípios de Fortaleza (5), Cedro (1), Caucaia (1), Caridade (1), Russas (1), São Gonçalo do Amarante (1) e Ocara (1).

Segundo a Sesa, em todas as notificações foram aplicadas as medidas recomendadas, como isolamento, busca ativa de contatos e coleta de material para exames laboratoriais para elucidação do caso e para diagnóstico diferencial para outras doenças, que estão em processamento.

[ Mais notícias ]