Voltar ao topo

21 de março de 2025

Após ataques de Ciro a Janaina, PT e PDT discutem por meio de notas nas redes sociais

Por meio de notas oficiais, as direções dos dois partidos criticam a violência política de gênero por parte de Ciro Gomes e contra Luizianne Lins, do lado do PT
Ciro Gomes (PDT) foi o pivô da troca de farpas entre os diretórios partidários nas redes sociais. Foto: Beatriz Boblitz/ Opinião CE/ Arquivo

Compartilhar:

Os ataques de Ciro Gomes (PDT) à senadora Janaína Farias (PT) foram tema de uma discussão entres os diretórios das legendas por meio das redes sociais. Durante entrevista ao site A Notícia do Ceará, o ex-governador do Ceará questionou a competência da petista para assumir uma cadeira no Senado Federal.

Na quinta-feira (4), ao participar de uma solenidade de filiações ao PDT em Fortaleza, Ciro Gomes voltou a atacar a parlamentar, chegando a proferir ofensas pessoais.

“Quem está assumindo o Senado Federal hoje? Sabe qual é o serviço prestado para ir ao lugar de Virgílio Távora, de Tasso Jereissati, de Mauro Benevides, de Patrícia Saboya, que tinha uma longa história de políticas sociais, pioneira da política de creche? Aí vai agora a assessora para assuntos de cama do Camilo Santana para o Senado da República? Onde é que nós estamos?”, disse Ciro.

NOTA DO PT

Ao tomar conhecimento das declarações de Ciro Gomes, o presidente estadual do PT, Antônio Alves Filho, o Conin, publicou uma nota de repúdio às ofensas do ex-presidenciável à senadora Janaína Farias.

Repugnantes e inaceitáveis os ataques proferidos pelo senhor Ciro Gomes contra a senadora Janaína Farias (PT), em entrevista a um veículo de comunicação cearense. Isso demonstra claramente a dificuldade do senhor Ciro em aceitar mulheres no poder e a sua falta de compromisso com uma sociedade que demanda cada vez mais representação, voz e vez para as mulheres. Isso têm se tornado marca do senhor Ciro e uma das causas da sua crescente rejeição no eleitorado“, diz um trecho da nota do PT.

O presidente do PT no Ceará destacou que a senadora Janaína Farias representa uma nova voz das mulheres cearenses.

“A senadora Janaína Farias tem uma trajetória de luta e coerência política. É uma nova voz das mulheres, do Ceará e do Sertão nordestino. Merece respeito e aplauso. Já o senhor Ciro enterra cada vez mais a sua história na política“, encerra a nota.

NOTA DO PDT

Por conta da polêmica gerada, os pedetistas saíram em defesa de Ciro Gomes, também usando as redes sociais.

“O Partido Democrático Trabalhista (PDT) vem a público prestar solidariedade ao ex-governador do Ceará, ex-prefeito de Fortaleza e ex-ministro Ciro Gomes, vítima de acusações levianas e infundadas patrocinadas pelo PT do Ceará. Um dos quadros mais honestos da vida pública e política do País, Ciro Gomes tornou-se alvo preferencial dos ataques petistas por adotar a postura de quem não tolera a mentira e a hipocrisia como elementos da ação política“, rebateu o PDT, também por meio de nota nas redes sociais.

A direção estadual do PDT ainda chamou a cúpula do PT de hipócrita em virtude de praticar violência política de gênero.

“Ao tempo em que acusa Ciro Gomes de violência política de gênero, a direção petista do Ceará esquece de dizer que o ex-governador e ex-prefeito Ciro Gomes foi o pioneiro na composição de secretariado com, no mínimo, metade da titularidade sendo ocupada por mulheres. O grupo petista também silencia sobre a violência e o massacre que a sua direção e as principais lideranças do partido impõem à ex-prefeita e deputada federal Luizianne Lins no processo interno de escolha do nome do partido para a disputa eleitoral em Fortaleza“, demonstra a nota do PDT.

Janaína Farias preferiu não se manifestar sobre as declarações de Ciro. “Subscrevo e nota oficial do PT em minha defesa”, disse a parlamentar.

[ Mais notícias ]