A Arena Castelão recebeu, na manhã desta sexta-feira, 22, uma visita técnica da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Apesar de estar sendo alvo de críticas por conta de recentes problemas apresentados, como apagões e má qualidade do gramado, a organização esclareceu que tratou-se de uma verificação de rotina. Participaram a engenheira agrônoma, Denise Gauland, e o coordenador do Departamento de Infraestrutura da CBF, Tiago Pintidá.
O secretário do Esporte e Juventude do Ceará, Rogério Pinheiro, explicou que outros estados brasileiros passarão pela insperção.
“Recebemos, na manhã de hoje, na Arena Castelão, mais uma inspeção de rotina das instalações do gramado pelas equipes que organizam as competições nacionais e internacionais. Essa equipe já vem do Estádio Mineirão, em Belo Horizonte, e após a inspeção de hoje, aqui no nosso estádio, ela se deslocará para os demais estádios que recebem competições internacionais e nacionais para a realização dessas inspeções rotineiras”, iniciou Pinheiro.
“E temos a certeza que iremos recepcionar, até o final da nossa temporada, todas as competições nacionais e internacionais “, disse.
O relatório da visita técnica no campo de jogo será enviado para a Federação Cearense de Futebol (FCF). Também estiveram no local os representantes dos times cearenses, Ceará Sporting Clube e Fortaleza Esporte Clube; FCF; o superintendente de Obras Públicas, Quintino Vieira; o secretário-executivo de Planejamento e Gestão Interna, Igor Almeida; e o administrador da Arena Castelão, Eduardo Santos.
Castelão
Reportagem do OPINIÃO CE desta semana mostra que o estádio que foi palco de seis jogos da Copa do Mundo de 2014 enfrenta uma série de problemas na atual temporada. A praça esportiva tem em seu histórico reclamações sobre o gramado, infraestrutura, além de apagões – o último na vitória do Ceará diante do Avaí, na terça-feira, 19. Em 2021, a Arena foi o estádio que recebeu mais partidas no Brasil, atingindo a marca de 83 jogos. O top 3 foi completado por Maracanã (68) e Mineirão (67 partidas).
Em 2022, a situação não é diferente. O Castelão também é o estádio que mais recebeu jogos – já são 50 partidas disputadas. O excesso de jogos na praça esportiva é reflexo do sucesso atual do futebol cearense.
Com Ceará e Fortaleza vivendo o auge simultaneamente, ampliando o seu calendário de jogos a cada temporada e a impossibilidade de uso de outro estádio, já que o Presidente Vargas, estádio que poderia ser a alternativa mais viável para os clubes, estava passando por reformas após ser usado como hospital de campanha no combate à covid-19. Outro ponto que pesa desfavoravelmente é o limite de torcedores: apenas 20 mil. Os dois clubes da série A já contam com mais de 40 mil sócio-torcedores.
Confira o material completo clicando neste link.
Próximos jogos
O próximo jogo no Castelão acontece no domingo, 24, entre Fortaleza e Santos, pelo Brasileirão. O confronto acontece a partir das 19h com o Leão tentando se recuperar na competição nacional. Já na quinta-feira, 28, o Tricolor cearense usará, novamente, a praça esportiva, dessa vez diante do Fluminense, pelo primeiro jogo das quartas de final da Copa do Brasil. No sábado, 30, da mesma semana, o estádio receberá o confronto entre Ceará e Palmeiras, pelo Brasileirão, inaugurando o início do segundo turno da série A.