Voltar ao topo

8 de dezembro de 2024

Após adiamento de viagem à China, Elmano retoma agenda no CE na segunda-feira (27)

Na China, o governador cumpria as mesmas agendas de Lula nas cidades de Pequim, Xangai, Shenzhen e Zhongshan, onde participaria de reuniões nas referidas cidades para tratar de assuntos de interesse do Ceará
Foto: Beatriz Boblitz

Compartilhar:

O governador Elmano de Freitas (PT) informou, na tarde deste sábado, 25, que retomará a agenda no Estado a partir de segunda-feira, 27, após o adiamento da viagem à China, previsto para este fim de semana. Elmano estaria na comitiva do presidente Lula (PT) ao país. Após orientações médicas, no entanto, o presidente anunciou o adiamento da viagem

“Em virtude do adiamento da viagem do presidente Lula à China por motivos de saúde, na qual eu faria parte da comitiva, informo que retomarei minha agenda normalmente no Ceará a partir de segunda-feira [27]. Desejo pronto restabelecimento ao presidente“, disse Elmano, pelas redes sociais.

Na China, o governador cumpriria as mesmas agendas de Lula nas cidades de Pequim, Xangai, Shenzhen e Zhongshan, onde participaria de reuniões nas referidas cidades para tratar de assuntos de interesse do Ceará.

Conforme o colunista do OPINIÃO CE, Roberto Moreira, a viagem à China gerou grande expectativa entre governantes e empresários brasileiros. Lula vai levando a maior comitiva de brasileiros da história. Além de lideranças políticas, governadores e empresários, está levando diplomatas especializados em negócios para abrir portas. A decisão do governo da China de voltar a comprar a carne brasileira foi uma grande notícia para o agronegócio brasileiro.

ADIAMENTO

Inicialmente, a viagem ocorreria neste sábado. Por questões de saúde, a Presidência anunciou o adiamento para este domingo, 26. Após nova avaliação, no entanto, a ida à China foi cancelada. Em entrevista à CNN, o médico Roberto Kalil, que acompanha o presidente, afirmou que não há previsão de uma nova data de viagem do petista.

Lula fez exames na quinta-feira, 23, no Hospital Sírio Libanes, em Brasília, onde teve diagnóstico de broncopneumonia bacteriana e viral por Influenza A. O presidente já iniciou o tratamento. Em comunicado, a Presidência da República disse que reiterou, junto às autoridades chinesas, “o desejo de marcar a visita em nova data”.

“Após avaliação clínica, foi feito diagnóstico de broncopneumonia bacteriana e viral por influenza A, sendo iniciado tratamento”, diz nota assinada pela Dra. Ana Helena Germoglio, da Secretaria de imprensa da Presidência da República. “Após reavaliação no dia de hoje [25] e, apesar da melhora clínica, o serviço médico da Presidência da República recomenda o adiamento da viagem para China até que se encerre o ciclo de transmissão viral”, informou.

[ Mais notícias ]