A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) prevê maiores acumulados de chuvas para as regiões do Cariri, centro-sul do Sertão Central e Inhamuns e Ibiapaba nesta sexta-feira, 4, e no sábado, 5. No litoral de Fortaleza e do Pecém há baixas possibilidades de chuva isolada e de fraca intensidade nesta manhã. No intervalo entre às 7h de quinta-feira e 7h desta sexta, há registros de precipitações em ao menos 68 cidades. Os dados são parciais e poderão ser atualizados ao longo do dia.
Segundo a Funceme, ao menos cinco municípios registraram chuvas com 100 mm ou mais: Campos Sales (146 mm); Altaneira (135 mm), Salitre (125 mm), Santana do Cariri (109 mm) e Potengi (100 mm).
As precipitações estão ocorrendo desde a madrugada de quarta-feira, 2, nas regiões Sul e Centro-sul do Estado, com paralisações no período da tarde e retomadas pela noite. Ao OPINIÃO CE, o meteorologista Agustinho Brito explica que essas chuvas nessa porção do Estado ocorrem devido a um sistema frontal que está na altura do sul do estado da Bahia, o que favorece a formação de áreas de instabilidades que influenciam o sul do estado do Ceará.
“Sistema Frontal é uma superfície frontal ou zona frontal que separa duas massas de ar com características diferentes de temperatura, umidade e pressão atmosférica, por exemplo. Além disso, um sistema frontal caracteriza-se por uma forte instabilidade atmosférica por ser um mecanismo que força a ascensão do ar quente e úmido”, explica o meteorologista.
Na Capital, os medidores registraram chuvas na faixa dos 10 mm, apenas. Augustinho também esclarece que elas ocorrem muito devido a efeitos locais, como a proximidade do oceano, relevo, efeito de brisa terrestre e temperatura. A previsão é de um céu variando de sem nuvens a poucas nuvens.
Manhãs parcialmente nubladas
Sobre as manhãs parcialmente nubladas em Fortaleza, o profissional explica o fenômeno. “Isso ocorre devido a umidade que vem sendo transportada pelo vento do oceano, essa umidade condensa e forma nuvens sobre o continente, principalmente no início da manhã. Sendo assim, o céu deverá ter muitas nuvens, mas com abertura para o sol. Quando temos um céu com muitas nuvens, mas não está totalmente coberto, denominamos como parcialmente nublado.”
Há um ano, neste mesmo período, as macrorregiões do Cariri, Sertão Central e Inhamuns e Ibiapaba também registraram chuvas, porém de intensidade fraca (até 5mm). No restante do Estado, incluindo o Litoral de Fortaleza, não houveram registros de chuvas, segundo informações coletadas pelo Calendário de Chuvas da Funceme.
Previsão
Conforme a Funceme, o primeiro fim de semana do mês de novembro deverá apresentar condições para chuvas mais concentradas no Cariri, sul do Sertão Central e Inhamuns e na Ibiapaba, principalmente entre noite e madrugada. Conforme o prognóstico, a porção sul e oeste do Estado, além de ter maiores chances de precipitações, poderá ainda registrar acumulados mais expressivos. Nas demais regiões, as chances são remotas para o fim de semana (até domingo, 6).
As chuvas no interior do Estado estão associadas à aproximação de um sistema frontal, que está na altura do litoral da Bahia e que favorece a formação de áreas de instabilidades sobre o Nordeste. Além disso, efeitos locais, tais como, relevo, temperatura e umidade deverão contribuir também para precipitação.