Voltar ao topo

17 de julho de 2024

Ao lado de Camilo, Lula volta ao Ceará em primeira visita oficial como presidente

O primeiro compromisso ocorre na capital cearense, quando anunciará o Programa Escolas em Tempo Integral, no Centro de Eventos do Ceará, a partir das 9h30
Foto: Natinho Rodrigues

Compartilhar:

Acompanhado do ministro da Educação, Camilo Santana (PT), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) volta ao Ceará, nesta sexta-feira, 12, para lançar programas na área da educação em Fortaleza e no Crato. Esta é a primeira visita do mandatário desde que tomou posse como presidente, em janeiro deste ano. Eles serão recebidos pelo governador Elmano de Freitas (PT). O primeiro compromisso ocorre na capital cearense, quando anunciará o Programa Escolas em Tempo Integral, no Centro de Eventos do Ceará, a partir das 9h30.

Lula e Camilo também devem visitar a EEMTI Johnson, no bairro Luciano Cavalcante, em evento fechado. Na sequência, a comitiva segue para o Centro de Eventos.

À tarde, no Crato, o presidente entregará o Centro de Educação Infantil Moacir Soares de Siqueira e, em seguida, fará o anúncio do Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica, no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti. O foco será a retomada de obras em creches e escolas. Segundo a União, o objetivo é possibilitar a conclusão de mais de 3.500 obras de infraestrutura escolar paralisadas ou inacabadas em todo o país, com base no cadastro do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Ao todo, serão investidos quase R$ 4 bilhões ao longo dos próximos quatro anos, entre 2023 e 2026. A ação pode criar cerca de 450 mil vagas nas redes públicas de ensino no Brasil. A conclusão das obras devem somar ao Brasil mais de 1.200 unidades de educação infantil, entre creches e pré-escolas; quase 1000 escolas de ensino fundamental; 40 escolas de ensino profissionalizante e 86 obras de reforma ou ampliação, além de mais de 1.200 novas quadras esportivas ou coberturas de quadras.

As obras beneficiadas no âmbito do pacto nacional terão novo prazo de 24 meses para conclusão, que pode ser prorrogado pelo FNDE por igual período, uma única vez.

Também há a expectativa que Lula sancione, nesta sexta-feira, 12, o Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) que garante o pagamento do piso da enfermagem. A informação foi divulgada pelo deputado federal cearense Mauro Filho (PDT). “O PLN 5 do Piso da Enfermagem será sancionado nesta sexta pelo presidente Lula, 12 de maio, data em que se comemora o Dia Internacional da Enfermagem. Os recursos foram apontados pela Emenda Constitucional 127, de minha autoria”, disse, em publicação nas redes sociais.

FORTALEZA

Visita à EEMTI Johnson

  • Horário: 9 horas
  • Endereço: Rua Gontran Giffoni, 461 – Luciano Cavalcante, Fortaleza

Anúncio do Programa Escolas em Tempo Integral

  • Horário: 10 horas
  • Endereço: Centro de Eventos do Ceará – pavilhão Leste – portões E e D (Avenida Washington Soares, 999 – Edson Queiroz, Fortaleza)

CARIRI

Visita ao Centro de Educação Infantil Moacir Soares de Siqueira

  • Horário: 14h30
  • Endereço: Rua Pereira Filgueiras, 208 – Alto da Penha, Crato

Anúncio do Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Atenção Básica

  • Horário: 15h30
  • Endereço: Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti (Rua Ruy Barbosa, s/n – Pimenta, Crato)

ÚLTIMA VISITA

A última vez em que Lula esteve em Fortaleza foi ainda no ano passado, quando concorria à Presidência. Na oportunidade, ele participou de carreata ao lado de Elmano e Camilo, que concorriam ao Governo e ao Senado, respectivamente. Em agosto do último ano, Lula também esteve no Centro de Eventos, diante de cerca de 20 mil pessoas, para lançar a candidatura de Elmano de Freitas ao Executivo. Na época, o pleito foi marcado pelo rompimento da união histórica entre PDT e PT no Ceará. Izola Cela (sem partido), hoje secretária do governo Lula, havia assumido o comando do Estado no lugar de Camilo.

“Me sinto pronto para governador o estado do Ceará. Me sinto preparado para fazer as mudanças e para fazer o projeto continuar. O companheiro Camilo é o maior governador da nossa história. Somos gratos, somos leais. Também quero dizer que reconheço a obra iniciada pelo governador Cid Ferreira Gomes, que ajudou esse processo. Agora, temos que fazer esse projeto avançar”, disse Elmano, na oportunidade.

Quem também citou Cid Gomes foi Camilo. “Ninguém vai me separar dele, jamais. Ninguém me separa da minha amizade e gratidão a esse cearense que tanto fez pelo Ceará”, frisou.

[ Mais notícias ]