Voltar ao topo

9 de outubro de 2024

ANS suspende em caráter temporário a venda de 70 planos

Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar, usuários atuais dos planos suspensos não serão prejudicados e poderão usufruir do serviço normalmente

Compartilhar:

Foto: Abrasco/Divulgação

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciou nesta segunda-feira, 27, a suspensão temporária da comercialização de 70 planos de saúde de oito operadoras, por causa de reclamações sobre cobertura assistencial. A venda fica proibida a partir desta quinta-feira, 30, e só poderá ser retomada quando as operadoras apresentarem melhora no desempenho assistencial.

Segundo a ANS, os usuários atuais dos planos suspensos não serão prejudicados e poderão usufruir do serviço normalmente. A suspensão da venda é resultado do Monitoramento da Garantia de Atendimento, que acompanha o acesso dos usuários de planos de saúde às coberturas contratadas.

A agência analisa as reclamações sobre descumprimento dos prazos máximos para realização de consultas, exames e cirurgias, ou negativa de cobertura assistencial. No primeiro trimestre deste ano, entre os dias 1º de janeiro e 31 de março, foram analisadas 37.512 reclamações.

Os resultados do monitoramento são divulgados trimestralmente. Os planos de saúde que deixam de apresentar risco à assistência à saúde são liberados para retomar a comercialização. A ANS informou também que quatro planos de três operadoras poderão ser vendidos novamente.

BOLETIM COVID
Na última sexta-feira, 24, a ANS divulgou a edição de junho do Boletim Covid-19- Saúde Suplementar, com dados sobre o comportamento do setor de planos de saúde durante a pandemia de Covid-19. A edição deste mês traz dados atualizados até maio de 2022.

O número de beneficiários apresentou aumento de 0,49% em relação ao mês anterior, mantendo o crescimento iniciado no mês de julho de 2020. A quantidade de leitos alocados para atendimento a casos de Covid-19 nos hospitais da amostra não apresentou variação significativa, ficando em 6,7%.

O boletim traz ainda as informações econômico-financeiras, pelas quais são informadas a sinistralidade de caixa no período e inadimplência, além das demandas dos consumidores recepcionadas pela ANS por meio de seus canais de atendimento. O objetivo do Boletim Covid-19 é monitorar a evolução de indicadores relevantes do setor de planos de saúde nesse período, subsidiando análise qualificada da agência reguladora e prestando mais informações à sociedade.

O número preliminar de beneficiários em planos de assistência médica relativo a maio de 2022 segue a tendência de crescimento observada desde julho de 2020. O total de 49.584.238 beneficiários representa aumento de 0,49% em relação a abril de 2022.

A taxa de adesão (entradas), considerando todos os tipos de contratações, é superior à taxa de cancelamento (saídas) nos planos médicos hospitalares. O tipo de contratação responsável por esta superioridade é o coletivo empresarial que se mantém, desde julho de 2020, com mais entradas do que saídas de beneficiários.

Considerando o tipo de contratação do plano e a faixa etária do beneficiário, observa-se que a variação foi positiva para os beneficiários acima de 59 anos em todos os tipos de contratação ao longo dos meses de março de 2020 até abril de 2022. (Com Agências)

[ Mais notícias ]