O deputado federal André Figueiredo, presidente estadual do PDT no Ceará, foi oficializado nesta quinta-feira, 2, na presidência do partido em nível nacional. A mudança veio após a licença de Carlos Lupi para a chefia do Ministério da Previdência Social do governo Lula (PT). Figueiredo era vice-presidente nacional da legenda. Com isso, o parlamentar passou por todas as estruturas do PDT, desde a Juventude à liderança da bancada na Câmara dos Deputados nos seus 39 anos de filiação.
Prestigiaram a cerimônia de posse figuras como o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), o deputado federal Idilvan Alencar (PDT) e o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza Gardel Rolim (PDT). Também estiveram presentes o ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT) e o atual vice-prefeito Élcio Batista (PSB). Mesmo estando em Brasília nos últimos dias, não participaram da posse o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão (PDT), nem o senador Cid Gomes (PDT).
O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) participou do ato de forma virtual.
Com a posse, Figueiredo disse esperar eleger o maior número de prefeitos nas próximas eleições municipais, em 2024, e expandir a influência do partido. “Nossa missão agora é olhar para 2024 e nos preparar para as eleições municipais. Eleger o maior número de prefeitos e vereadores e colocar o partido onde Brizola sempre sonhou, como uma verdadeira alternativa baseada na educação“, pontuou Figueiredo.