Voltar ao topo

20 de abril de 2025

André Fernandes é o deputado federal mais votado no Ceará; veja lista completa

O segundo parlamentar mais votado no Estado foi Júnior Mano (PL), que obteve 216.531 votos válidos
Foto: José Leomar/AL

Compartilhar:

O deputado estadual André Fernandes (PL) foi o candidato a deputado federal mais votado no Ceará nas eleições deste ano. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram 229.509 votos válidos, que o garantiram uma cadeira na Câmara Federal a partir de 2023. Ao todo, o Ceará conta com 22 deputados federais eleitos. O partido de Fernandes, o PL, garantiu, ao lado do PDT, o maior número de cadeiras destinadas ao Estado – 5 para cada, ao todo.

O segundo parlamentar mais votado no Estado foi Júnior Mano (PL), que obteve 216.531 votos válidos. Célio Studart (PSD) aparece na sequência, com 205.106 votos, seguido do ex-senador cearense, Eunício Oliveira (MDB), com 188.289 votos, que contou com apoio do ex-presidente Lula nestas eleições. Idilvan Alencar (PDT) – 187.433 votos – e José Guimarães (PT) – 186.136 votos – fecham a lista dos mais votados no Estado.

Para a aleição de deputados federais, assim como acontece com os estaduais, são considerados tanto os votos no próprio candidato quanto os votos totais do partido que ele representa, incluindo os outros candidatos ou votos direto na legenda.

Leia também | PDT elege maior bancada de deputados estaduais; PT tem a 2ª; confira os nomes

Cabe ao deputado federal propor novas leis e sugerir a alteração ou revogação das já existentes, incluindo a própria Constituição. As propostas são votadas pelo Plenário da Câmara ou pelas comissões temáticas, quando for o caso. Qualquer projeto de iniciativa do Executivo passa primeiro pela Câmara, antes de seguir para o Senado Federal. Os parlamentares também discutem e votam medidas provisórias, editadas pelo Governo Federal. Nem todas as propostas são votadas no Plenário, sendo muitas delas decididas nas comissões temáticas.

Lista completa:

  1. André Fernandes (PL)
  2. Júnior Mano (PL)
  3. Célio Studart (PSD)
  4. Eunício (MDB)
  5. Idilvan (PDT)
  6. Guimarães do PT (PT)
  7. Luizianne Lins (PT)
  8. Domingos Neto (PSD)
  9. AJ Albuquerque (PP)
  10. Robério Monteiro (PDT)
  11. Matheus Noronha (PL)
  12. Mauro Filho (PDT)
  13. Fernanda Pessoa (União Brasil)
  14. Moses Rodrigues (União Brasil)
  15. André Figueiredo (PDT)
  16. Eduardo Bismark (PDT)
  17. Luiz Gastão (PSD)
  18. Yury do Paredão (PL)
  19. Danilo Forte (União Brasil)
  20. José Airton (PT)
  21. Dr. Jaziel (PL)
  22. Dayany do Capitão (União Brasil)

[ Mais notícias ]