Voltar ao topo

7 de dezembro de 2024

Anatel inicia testes do novo formato de alerta de desastres enviados pela Defesa Civil

Com o novo formato, as notificações de alerta irão aparecer na tela do celular de forma sobreposta e destacada de outros conteúdos.
Bombeiros em ação durante desastres em Petrópolis (RJ) Foto: Secretaria de Estado de Defesa Civil do Rio de Janeiro

Compartilhar:

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deu início nesta segunda-feira-feira, 16, o novo formato de notificação de alerta de desastres para a população, enviadas pelos órgãos de Defesa Civil.

Segundo o órgão, o objetivo é aumentar o potencial de prevenção de riscos de impactos de situações de emergência. Com o novo formato, as notificações de alerta irão aparecer na tela do celular de forma sobreposta e destacada de outros conteúdos.

“Nesta primeira fase, a funcionalidade será ativada, em exercício-piloto, em sete municípios e para os alertas encaminhados pelos órgãos competentes classificados como graves”, informou a Anatel.

Os testes começarão pelos municípios de Anápolis(GO), Petrolina(PE), Parauapebas(PA), Juiz de Fora (MG), Paranaguá (PR), Angra dos Reis (RJ) e Petrópolis (RJ), e contarão com o apoio das prestadoras de telefonia celular e órgãos de Defesa Civil nessas cidades.

Todas atualizações no serviço buscam complementar as ações dos órgãos de Defesa Civil na prevenção dos impactos ocasionados por desastres naturais, alertando os cidadãos que estejam em regiões de riscos de desastres, como alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais, chuvas de granizo, entre outros.

O serviço de Notificação de Alertas via SMS (telefonia móvel), opera desde 2017 e conta hoje com mais de 9 milhões de usuários cadastrados. Para fazer o cadastro e receber as notificações de avisos e alertas da Defesa Civil, basta enviar um SMS para 40199 com o CEP da sua residência ou área que deseja monitorar.

As informações são da Agência Brasil

[ Mais notícias ]