Caio Salgueiro
Especial para OPINIÃO CE
caio.salgueiro@opiniaoce.com.br
Tem início nesta quinta-feira, 28, o último fim de semana do “Férias em Fortaleza”, evento de música gratuito que ocorrerá na Praia de Iracema até o próximo sábado, 30. A programação conta com 11 artistas convidados nacionais, entre eles a cantora paulistana Ana Cañas, que fará homenagem ao Belchior.
O show da artista ocorrerá nesta sexta-feira, 29, a partir das 20h10, no mesmo dia que Maria Tavares, Transacionais e Academia da Berlinda. O evento é organizado pela Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor). Ana Cañas, de 41 anos, é cantora e compositora nascida em São Paulo e que está há mais de uma década no cenário da música popular brasileira.
Iniciou sua carreira profissional em 2007 com o álbum “Amor e Caos”, que foi muito bem avaliado pela crítica especializada e considerou Ana como a revelação musical daquele ano. Dois anos depois, em 2009, lança seu segundo álbum, “Hein?”, que conta com participações de Arnaldo Antunes e Gilberto Gil.
No mesmo ano, a cantora é convidada por Nando Reis para participar de dueto na faixa “Pra Você Guardei o Amor”, que se tornou um sucesso nacional, com mais de 100 milhões de visualizações nas redes. Desde então, Ana Cañas lançou mais quatro álbuns. “Volta”, em 2012, teve gravação de CD com direção e iluminação de Ney Matogrosso posteriormente. Em 2015 surge o “Tô na Vida”, primeiro disco de estúdio totalmente autoral.
O quinto álbum é lançado em 2018, chamado “Todxs”, em um estilo diferente, contando com música eletrônica. Nesse período, ela também compôs o single “Respeita”, que aborda o tema da violência de gênero e assédio. O vídeo clipe da música conta com 86 mulheres na luta feminista no Brasil, entre elas Elza Soares, Maria da Penha e Maria Rita Kehl.
O álbum que a cantora irá performar em Fortaleza será o seu último, chamado “Ana Canãs Canta Belchior”, um tributo ao artista cearense, lançado em 2021. A ideia da produção surgiu em uma live durante a pandemia, onde ela performou as músicas de Belchior e teve uma enorme aceitação do público, e assim transformou em um álbum de estúdio.