Menu

Amílcar comemora “novo ciclo de expansão” e “protagonismo” do agro na economia cearense

Presidente da Faec, Amílcar Silveira. Foto: Divulgação

O presidente da Federação da Agropecuária do Ceará (Faec), Amílcar Silveira, comemorou o resultado da produção agropecuária no Ceará, que impulsionou o crescimento de 4,18% do PIB do Estado no primeiro trimestre de 2025.

Segundo ele, o momento representa um “novo ciclo de expansão” e “protagonismo” do setor na economia cearense. “Recebemos com tranquilidade o resultado expressivo do PIB da agropecuária no primeiro trimestre de 2025, pois ele reflete um crescimento sustentável que já vínhamos observando”, disse.

“O agronegócio tem sido a força motriz da economia brasileira, e o Ceará está agora ingressando nesse novo ciclo de expansão com protagonismo”, completou o presidente.

Destaque da economia cearense, o setor registrou crescimento expressivo de 18,43% nos primeiros três meses de 2025 em relação ao mesmo período de 2024, superando o desempenho dos setores de Serviços (+3,41%) e da Indústria (+2,87%).

No ano de 2024, o setor agropecuário foi o que apresentou maior crescimento no Ceará, com avanço de 25,16%, impulsionando o PIB do Estado, que fechou o ano com alta de 6,49%.

“O que nós buscamos agora é consolidar esse crescimento de forma sustentável, utilizando melhor os perímetros irrigados, porque nós podemos, na nossa avaliação, dar um salto muito maior”, disse Amílcar.

Como já havia afirmado em entrevista ao Opinião CE, o plano, para os próximos cinco anos, é dobrar as exportações do agro, de US$ 500 milhões para US$ 1 bilhão. O presidente da Faec também parabenizou os produtores rurais pelo desempenho e destacou a importância da parceria com o Governo do Estado. “Com o apoio de todos, podemos crescer muito mais e fazer do agronegócio do Ceará um grande destaque como é o brasileiro”, finalizou.