Voltar ao topo

21 de abril de 2025

Ambulatório de atendimento a pessoas trans passa a funcionar no Hospital Universitário do Ceará

O Serviço, que até então funcionava no Hospital de Saúde Mental Dr Frota Pinto (HSM), atende a 204 pacientes trans, por meio de acompanhamento ambulatorial
O ambulatório oferece atendimento multiprofissional com assistentes sociais, endocrinologista, enfermeiros, psicólogos e psiquiatras. Foto: Milena Fernandes/ Governo do Estado do Ceará.

Compartilhar:

A partir desta segunda-feira (24), o Serviço Ambulatório de Pessoas Trans (Sertrans) começa a funcionar em novo endereço: o Hospital Universitário do Ceará (HUC), da Universidade Estadual do Ceará, inaugurado na última quarta-feira (19). No novo espaço, o atendimento será ampliado, funcionando durante os dois turnos, de segunda a sexta-feira, de 8h ao meio-dia e de 13h às 17h.

O Serviço, que até então atendia no Hospital de Saúde Mental Dr. Frota Pinto (HSM), tem capacidade para 204 pacientes, por meio de acompanhamento ambulatorial. No HUC, a equipe continuará contando com endocrinologista, psiquiatra, psicóloga, assistente social e enfermeira. No nosso espaço, o quadro de profissionais será reforçado com a inclusão de mais um endocrinologista, assistente social e a adição de três clínicos.

Além disso, no HUC, os pacientes também poderão realizar exames de imagem, laboratorial e, quando necessário, consultas com outros especialistas. O ambulatório recebe pessoas encaminhadas pela Central de Regulação do Estado. Gestores da Secretaria da Saúde do Ceará e da Secretaria da Diversidade do Estado estiveram no HUC nesta segunda (24), pela manhã, para a abertura do serviço na unidade.

O AMBULATÓRIO

O Sertrans foi criado em 2017 como um serviço de atenção à saúde de nível secundário para proporcionar acompanhamento relacionado ao processo de transição, que envolve, por exemplo, o tratamento hormonal. O ambulatório oferece atendimento multiprofissional com assistentes sociais, endocrinologista, enfermeiros, psicólogos e psiquiatras. Em 2022, mais de 230 pessoas foram beneficiadas.

O HUC

Na última quarta-feira (19), a maior unidade de saúde pública do Estado, o Hospital Universitário do Ceará, foi inaugurado em Fortaleza. O momento contou com a presença do presidente Lula (PT) e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Com a inauguração, parte do hospital já começa a funcionar, tendo recebido os primeiros 15 pacientes na noite do dia em que foi inaugurado.

Com investimentos de mais de R$ 667 milhões para obras e equipamentos, o Hospital, quando plenamente em funcionamento, terá 832 leitos, sendo 652 leitos gerais e 180 complementares. Vinculado à Universidade Estadual do Ceará (UECE), o hospital ocupa uma área de 78,6 mil metros quadrados (m²), dentro do campus Itaperi. São três torres construídas com sete pavimentos, abrangendo os segmentos clínico, cirúrgico e materno-infantil.

[ Mais notícias ]