Voltar ao topo

16 de janeiro de 2025

Alunos formados na Escola de Gastronomia apresentam pratos nesta terça-feira (30)

Destacando a cultura alimentar, os pratos possuem ingredientes locais, como a rapadura, caju, acerola, tamarindo, coco, cajá, entre outros
Reprodução/ Governo do Estado

Compartilhar:

Os alunos concludentes dos cursos profissionalizantes de Panificação e Confeitaria da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) apresentarão receitas desenvolvidas durante o curso, nesta terça-feira (30), em evento direcionado para empresários e profissionais do setor gastronômico. A proposta do equipamento é mostrar para o mercado o trabalho dos alunos durante os dois meses de formação, destacando a cultura alimentar com pratos que possuem ingredientes locais, como a rapadura, caju, acerola, tamarindo, coco, cajá e plantas alimentícias tradicionais como bertalha, palma, aratura, entre outras. 

Abordando a concepção de transformação social e pessoal a partir da geração de capitais, como o cultural, econômico, intelectual e social, a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco disponibiliza cursos que possam oferecer valores aos seus alunos, como identidade, compromisso sustentável, cidadania, diversidade, criatividade e inclusão. “A Escola utiliza a gastronomia como uma linguagem capaz de proporcionar mobilidade social por meio de cursos, além de ressaltar e promover a cultura alimentar com os modos de cozinhar e comer dos cearenses”, destaca a superintendente da EGSIDB, Selene Penaforte. 

Entre as receitas desenvolvidas durante o curso de panificação está o “Oxente, um sonho de café”, que consiste em um pão sonho de café e rapadura, com hambúrguer de carne de sol e maionese de palma, o “Tocaccia”, que leva focaccia de tamarindo, com carne de sol e molho agridoce de tamarindo, além do “Cajuruta”, que mistura a massa folhada de araruta, com carne de caju e pesto de plantas tradicionais. 

Já na formação de confeitaria foram desenvolvidas três receitas: o “Croc de Moça”, que é uma massa frita adocicada e saborizada com bacon empanado com panko e coco ralado e servida com ganache de pimenta, o “Bar Candy”, um entremet com mousses de café, chocolate e queijo coalho, glaçado e finalizado com arabescos, e o “Mangarola”, que reúne verrine de ganache alcoólica, creme de manga, praliné de amendoim e geleia de acerola. 

SOBRE A ESCOLA

A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará, é gerida pelo Instituto Dragão do Mar. Inaugurado em 2018, no bairro Cais do Porto, o espaço conta com formações que associam o ensino, pesquisa e compromisso social. A ideia é reconhecer a riqueza na forma de se alimentar do cearense, além de valorizar os diversos saberes e a cadeira de produção, incentivando a inovação de produtos e o empreendedorismo social. Além disso, os cursos visam à qualificação de profissionais para contribuírem no combate à fome. As formações são gratuitas e podem ser de longa e curta duração, acontecendo na sede da Escola e no interior do Ceará.

[ Mais notícias ]