Voltar ao topo

21 de junho de 2024

Alunos fazem foguete voar quase 300 metros e batem recorde estadual

A marca foi alcançada durante a 4° Jornada Cearense de Foguetes, realizada no sábado, 27, na Base Aérea de Fortaleza (BAFZ)
Foto: Divulgação/CBMCE

Compartilhar:

Uma equipe de alunos do 8° ano do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros do Ceará (CMCB) realizou um lançamento de 274 metros de alcance horizontal, o novo recorde cearense do nível 3, modalidade aberta a alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental. A marca foi alcançada durante a 4° Jornada Cearense de Foguetes, realizada no último sábado, 27, na Base Aérea de Fortaleza (BAFZ). 

Apesar da curta duração de apenas seis segundos de voo, o feito foi o suficiente para bater o recorde anterior de 187 metros, atingido na edição do ano passado do evento estadual.

Composta pelos alunos Davi, Eduardo e Jackson, a equipe espera agora a convocação para participar da próxima edição da Jornada Brasileira de Foguetes, que deve acontecer no final de 2023 ou no início de 2024. Na ocasião, o trio terá a oportunidade de tentar alcançar outra marca recentemente atingida por uma equipe nordestina: o recorde brasileiro, obtido no final do ano passado, de 336 metros.

“Ter participado da 4ª JCF para mim foi emocionante porque, junto com meu professor e meus amigos da equipe, tivemos a oportunidade de mostrar o nosso trabalho com o foguete e com a base, que foi desenvolvido e lançado várias vezes desde o ano passado. O resultado que tivemos valoriza todo o nosso esforço e a união entre equipe, professor e família em torno desse projeto e agora temos pela frente a Jornada Nacional. Tenho certeza que com o apoio de todos alcançaremos o nosso objetivo!”, avaliou Davi Barroso, um dos integrantes da equipe campeã.

Segundo o CMCB, no último dia 20, equipes das EMEFs Senador Carlos Jereissati (Maracanaú), Profª Igardene Fonteles de Araújo (Jijoca de Jericoacoara) e Marieta Guedes Martins (Fortaleza) também superaram o recorde anterior, com alcances de 216, 207,5 e 200 metros, respectivamente. O da equipe do CMCB, porém, superou até o maior alcance obtido pelas equipes do nível 4, voltado para alunos do Ensino Médio, que foi de 268 metros nesta edição do evento.

Desde 2017, a construção e o lançamento de foguetes de garrafa PET é uma atividade que faz parte do programa da disciplina curricular de Astronomia do CMCB. O Colégio participou pela primeira vez da Mostra Brasileira de Foguetes em 2018, onde obteve 13 medalhas de bronze. Ao todo, o colégio já conta com 54 medalhas na competição, além de outras 13 na Jornada Cearense de Foguetes.

JORNADA CEARENSE DE FOGUETES

Organizada pela Seara da Ciência da Universidade Federal do Ceará (UFC), a Jornada Cearense de Foguetes acontece desde 2018, com objetivo de promover a divulgação científica, com ênfase na Astronáutica. O evento funciona aos moldes da Mostra Brasileira de Foguetes, promovida desde 2009 no âmbito da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Participam alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio (1º ao 3º ano) e escotistas em grau de ensino equivalente.

Durante a Jornada, os jovens constroem foguetes utilizando garrafas PET e buscam atingir o maior alcance possível que, se bem sucedidos, podem ser usados para a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Na 4° edição da Jornada, os lançamentos foram realizados por escolas públicas e privadas, de 22 municípios do Ceará. Além das competições, a edição deste ano também contou com exposições de aeromodelismo e maquetes de aviões da Força Aérea Brasileira, proporcionando um ambiente rico em conhecimento para um público de aproximadamente 500 pessoas.

[ Mais notícias ]

Good View #Coluna29

Nosso Meio celebra mais uma edição do evento Marketing, Pessoas & Relacionamento Reunindo mais de 80 players do mercado, o Nosso Meio realizou na última