Em reunião, na noite desta terça-feira (14), 43 prefeitos cearenses filiados ao PDT, ligados ao senador Cid Gomes, decidiram deixar a sigla. O anúncio foi feito pelo secretário do Desenvolvimento Econômico do Estado, Salmito Filho, após encontro com lideranças pedetistas no Hotel Gran Marquise, em Fortaleza. O destino ainda não foi definido.
A reunião contou com 46 prefeitos, atualmente filiados ao partido. Contudo, três deles ainda não definiram se deixarão o PDT junto com o bloco. São eles: João Bosco, de Pentecoste; Liborio Leite, de Assaré; e Cicero Ferreira ou “Cicero de Deus”, de Araripe. “Os três estão sendo contatados para saber a saída do PDT”, afirmou Salmito, que foi escolhido como porta voz do grupo. Atualmente, a sigla possui 54 gestores no Ceará.
Os prefeitos sairão em bloco e, ao lado de deputados estaduais e federais, formarão uma comissão para definir o rumo partidário. Já o senador Cid Gomes ainda não anunciou se sairá ou não. “Ele insistiu, ponderado como sempre, na permanência e perguntou a todos os prefeitos. Insistiu em ouvir a fala de cada prefeito, para que cada um se posicionasse. Assim era a intenção dele”, detalhou o prefeito Bismarck Bezerra, de Piquet Carneiro.
“O sentimento verdadeiro de todos que tiveram a oportunidade de fala foram em defesa do senador Cid Gomes e em defesa de que, já que o PDT não sentava mais para dialogar do ponto de vista positivamente, era de que a gente naturalmente procurasse um rumo”, completou o gestor.
Salmito, que está licenciado do cargo de deputado estadual para participar do governo de Elmano Freitas, explicou que os vereadores terão oportunidade de deixar a sigla na janela partidária, em abril de 2024, sem perder seus mandatos. “No caso dos deputados estaduais e federais, irão seguir com o devido rigor como estabelece a legislação brasileira”. Os parlamentares vão entrar com ação no TRE-CE pra judicializar o pedido de carta de anuência, antecipou o secretário.
Futuro
Uma comissão será formada pelos deputados federais Eduardo Bismarck, Idilvan Alencar, Leônidas Cristino e Mauro Benevides Filho para dialogar com outros partidos. Outro grupo, formado pelos deputados estaduais Osmar Baquit, Guilherme Landim e Marcos Sobreira, e pelos prefeitos Sávio Gurgel (Russas), Cirilo Pimenta (Quixeramobim) e Patrícia Barreto (Irauçuba), vai avaliar “outras questões”, informou Salmito, sem dar mais detalhes.
‘Não estamos conversando com o Capitão Wagner’
Na ocasião, Salmito aproveitou para reforçar que não há diálogo com o Capitão Wagner, que é “adversário do campo programático e ideológico do PDT”, enfatizou. “Esse grupo trabalha para repassar a aliança inclusive dentro desse campo programático que o PDT está nacionalmente, inclusive aliado com o presidente Lula”, acrescentou.
