O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), Evandro Leitão (PDT), anunciou que a Casa voltará do recesso parlamentar no dia 2 de agosto, na quarta-feira da próxima semana. O recesso teve início no dia 17 de julho. Na volta dos trabalhos, serão votados projetos como a passagem de ônibus gratuita na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), empréstimos para investimentos, além do primeiro orçamento do governo Elmano (PT) com reivindicações da população no Plano Plurianual Participativo (PPA Participativo).
No último dia 14, os deputados aprovaram a proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) para 2024, cujo objetivo é estabelecer as metas e prioridades para a alocação de recursos públicos no próximo ano.
Com a aprovação da matéria, os parlamentares encerraram as sessões plenárias e entraram em recesso até agosto. Pelo regimento interno, os deputados só podem entrar em recesso após a aprovação da LDO. No intervalo, ficou constituída a Comissão de Representação de Recesso. Formado pelos deputados Bruno Pedrosa (PDT), Antônio Granja (PDT), Guilherme Bismarck (PDT), Jô Farias (PT), Missias Dias (PT), Guilherme Sampaio (PT), Felipe Mota (UNIÃO), Dra. Silvana (PL) e Davi de Raimundão (MDB), o colegiado ficará em regime de plantão, e se apresentará caso haja convocação, até que trabalhos legislativos retornem em agosto.