Voltar ao topo

19 de abril de 2025

Alece vai inaugurar ambulatório para atender pacientes com fibromialgia

A inauguração deve acontecer na próxima segunda-feira, 15; Conforme a deputada Dra. Silvana (PL), que participou da criação da iniciativa, o equipamento será o primeiro em uma Casa Legislativa no Brasil
Foto: Junior Pio/Alece

Compartilhar:

A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) irá instalar um ambulatório específico par atender pacientes com fibromialgia no Departamento de Saúde e Assistência Social da Alece. Conforme a deputada Dra. Silvana (PL), que participou da criação da iniciativa, o equipamento será o primeiro em uma Casa Legislativa no Brasil. A inauguração deve acontecer na próxima segunda-feira, 15.

A ideia de criar no Parlamento um ambulatório específico para atender pacientes com fibromialgia, de acordo com a deputada, surgiu em uma roda de conversa do projeto Política Cor de Rosa, da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Ceará (Assalce), e com a presença da primeira-dama do Legislativo, Cristiane Leitão. O empenho da Assalce, do presidente da Alece, deputado Evandro Leitão, e da primeira-dama, na criação do equipamento e na luta pela causa foi destacado pela deputada.

“Uma doença que, por tantos anos, tivemos vergonha de dizer que somos portadoras de fibromialgia. Uma doença que muitos médicos nos ensinaram que era de mulher mal amada, de mulher estressada, e de mulher que quer chamar atenção. Mas em nossa Casa não é assim. Nossa Casa reconhece como uma doença onde existe seguramente uma alteração nos neurotransmissores da dor”, afirmou a parlamentar.

Portadora de fibromialgia, a Dra. Silvana relatou como é conviver com a doença. Segundo ela, a leitura da dor em um paciente com fibromialgia é totalmente diferente dos demais pacientes. Ela afirmou ainda que hoje se orgulha de dizer que tem a doença e da luta por outras pessoas na mesma condição. “Eu prefiro assumir que tenho fibromialgia e lutar por outras pessoas que têm fibromialgia e precisam de um tratamento”, disse.

APOIO 

O presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PDT), em aparte, corroborou com a importância da luta e do cuidado com os pacientes portadores de fibromialgia e parabenizou o trabalho desenvolvido pela equipe de saúde da Assembleia Legislativa. “Os profissionais de saúde que nos orgulham, enquanto profissionais, enquanto prestação de serviços que realizam. Nosso orgulho”, pontuou o presidente.

O deputado Leonardo Pinheiro (PP) , que é médico, explicou que não há um exame específico que identifique a fibromialgia, o que pode dificultar o diagnóstico. Segundo ele, é um diagnóstico de exclusão, “quando você pesquisa todas as doenças no espectro reumatológico, e muitas vezes psiquiátrico, cai na fibromialgia”.

“Essa é uma doença não apenas reumatológica, afeta todos os músculos, muita mialgia, muita indisposição e muito cansaço, mas também a parte psicológica do paciente”, ressaltou Pinheiro.

Para o deputado Fernando Hugo (PSD) a iniciativa da Alece em implantar o ambulatório é algo que engrandece o Parlamento e mostra a visão da Mesa Diretora no cuidado com as pessoas. Já a deputada Juliana Lucena (PT) parabenizou a bandeira defendida e reiterou a importância da luta pela bandeira dos portadores de fibromialgia. O deputado Queiroz Filho (PDT) avaliou que a forma como Dra. Silvana expõe a fibromialgia, faz com que quem esteja ouvindo possa entender o que é a doença.

[ Mais notícias ]