A proposta que reestrutura o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos servidores do Detran-CE foi aprovada na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) desta terça-feira (11). O Projeto de Lei Complementar (PLC) 09/24 prevê o aumento salarial acima da inflação e a criação da Gratificação de Desempenho de Atividade de Trânsito (GDAT).
A decisão ocorre após uma série de reivindicações dos servidores do Detran, lideradas pelo Sindetran-CE, que resultou na greve de 21 dias, encerrada no dia 24 de abril. A paralisação terminou com a promessa do Governo em resolver as distorções salariais ao longo dos próximos três anos. Os pagamentos seriam realizados em duas parcelas de 30% e a última de 40%. O valor negociado foi de R$ 33 milhões para melhores salários dos servidores.
Durante a greve dos servidores do Detran, houve algumas manifestações contrárias ao governador Elmano de Freitas (PT), como a que ocorreu na Arena Castelão, em que os manifestantes foram afastados em uma ação do Batalhão de Policiamento Choque da Polícia Militar (PMCE), com a utilização de spray de pimenta. Em nota enviada ao OPINIÃO CE à época, a Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (SSPDS) informou que a utilização do spray ocorreu devido à resistência física por parte dos manifestantes.