O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), Romeu Aldigueri (PSB), protocolou um Projeto de Lei para que o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), seja agraciado com o título de Cidadão Cearense. Conforme o chefe do Legislativo cearense, Alckmin “reúne todos os méritos” para receber o título. “É uma liderança política que sempre demonstrou compromisso com o desenvolvimento do Brasil. Sua atuação tem impacto direto em todo o país, incluindo o Ceará”, justificou.
“Com um estilo político moderado e pragmático, Alckmin construiu uma carreira marcada pela longevidade e pela capacidade de diálogo, sendo uma figura central na política brasileira por mais de cinco décadas”, destaca o projeto.
A matéria vai ser analisada na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), antes de seguir para votação no Plenário. Aldigueri é filiado ao PSB desde o último mês de fevereiro. Alckmin, após mais de 30 anos no PSDB — partido que ajudou a fundar —, migrou para a sigla socialista em 2022, onde foi escolhido vice na chapa do então candidato, e agora presidente, Lula (PT).
Nos âmbitos estadual e nacional, o PSB deve estar nas coligações de tentativa de reeleição dos governos petistas, com Elmano de Freitas (PT) no Ceará e Lula para o Palácio do Planalto.
