O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), cumpre agenda nesta sexta-feira (9), no Ceará. Conforme adiantado pelo governador Elmano de Freitas (PT), durante a visita do presidente Lula (PT) ao Estado na última sexta-feira (2), Alckmin deve anunciar a instalação de uma nova indústria do setor automobilístico em Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza.
O vice-presidente também participará do anúncio de investimentos de R$ 130 milhões do Grupo Vestas, que atua em Aquiraz na produção de energia eólica, além de assinar o Acordo de Cooperação Técnica para a Economia de Impacto, no Palácio da Abolição.
Estima-se que o novo empreendimento seja o primeiro de um Polo Automobilístico do Ceará a ser instalado na região. A nova fábrica deve funcionar na antiga montadora da Troller, marca cearense do ramo, que foi comprada pela Ford, mas teve suas atividades encerradas no final de 2021. No ano seguinte, houve negociações com as marcas estrangeiras, a chinesa BYD e a japonesa Toyota, para a instalação de uma nova fábrica, mas sem definições de acordo. A possibilidade de uma dessa indústrias serem inseridas está relacionada ao decreto, publicado em junho no Diário Oficial do Estado (DOE), que instaurou uma montadora de veículos no município cearense.
A expectativa é que o novo complexo possa produzir carros de diversas marcas, além dos carros elétricos fabricados pela BYD. A nova instalação deve atrair investimentos privados, tornando o Estado do Ceará referência na indústria automotiva, além de impactar a economia local, com a geração de empregos e renda.