Voltar ao topo

22 de abril de 2025

Água do Açude Banabuiú é liberada e garante segurança hídrica a comunidades rurais do Vale do Jaguaribe e Sertão Central

Além do abastecimento humano, muitas atividades agrícolas poderão se desenvolver com garantia de água. O Açude Banabuiú, na quadra chuvosa, recebeu bom aporte hídrico
Além de beneficiar as comunidades rurais, a liberação das águas vai perenizar o Rio Banabuiú. Foto: Divulgação/ Governo do Ceará

Compartilhar:

Desde 2021 sem operar, o Açude Arrojado Lisboa, conhecido popularmente por Açude Banabuiú, voltou a liberar água para perenização do rio. A liberação aconteceu na manhã desta quinta-feira (19) e vai beneficiar com abastecimento humano 22 comunidades dos municípios do Sertão Central e Vale do Jaguaribe, como Banabuiú, Jaguaretama e Morada Nova, além da sede do município de Ibicuitinga. A vazão liberada foi decidida durante reunião de alocação negociada participativa de águas, realizada pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) e Comitê da sub-bacia do Rio Banabuiú com representantes da sociedade civil e de órgãos municipais, estaduais e federais.

O secretário dos Recursos Hídricos, Robério Monteiro, ressaltou a importância das águas do Banabuiú para a segurança hídrica da região. “Hoje nós temos além do abastecimento humano, muitas atividades agrícolas que necessitam de água e o Açude Banabuiú é uma grande fonte de água que, nesta quadra chuvosa, recebeu a benção de um bom aporte. Essa liberação vai ser essencial para a segurança hídrica daquelas comunidades que tanto sofrem com a estiagem”, frisou.

Robério Monteiro falou também sobre o Projeto Malha D’água, que tem a primeira etapa com obras já iniciadas também no município de Banabuiú. “As obras do sistema adutor Banabuiú – Sertão Central já estão acontecendo e quando a adutora estiver pronta, aumentará ainda mais a segurança de abastecimento de nove sedes municipais e 38 distritais de toda a região.”

O prefeito de Banabuiú, Edinho Nobre, reforçou a importância dessa água para o município. “Nós temos diversas comunidades aqui, em Banabuiú, que sofrem com a carência de água. O Açude Banabuiú amargava os 9% de recarga hídrica até o ano passado e, graças a Deus, nessa quadra chuvosa, ele foi abençoado e recebeu a maior recarga de açude do Ceará. Hoje, poder liberar essa água para as comunidades rurais. É uma vitória”.

A abertura das válvulas aconteceu após operação da Cogerh com instalação de um dispositivo de segurança que garantiu que a válvula fosse operada. Durante o evento o diretor-presidente da Cogerh, Yuri Castro, explicou que a água vai beneficiar, além das comunidades rurais, a sede do município de Ibicuitinga. “É muito importante essa liberação, tanto para as comunidades rurais quanto para as sedes municipais que vão desafogar e garantir ainda mais segurança hídrica”.

O evento contou também com a presença do secretário executivo dos Recursos Hídricos, Ramon Rodrigues, do deputado estadual De Assis Diniz (PT), do superintendente da Sohidra, Paulo Ferreira, e do prefeito de Jaguaterama, Glairton Cunha.

[ Mais notícias ]