Oficialmente pré-candidata às eleições de Fortaleza em 2024, Luizianne Lins (PT) divulgou vídeo em suas redes sociais em que apoiadores da deputada federal dizem que “agora o L é de Luizianne”. Ex-prefeita de Fortaleza entre 2005 e 2012, a parlamentar oficializou sua pré-campanha na última sexta-feira, 15, em evento na sede do PT Ceará. “Você fez o L de Lula pela democracia, contra a fome e para ver o Brasil feliz de novo? Agora o L é de Luizianne!”, diz a legenda da publicação.
Ver essa foto no Instagram
A um ano das eleições de 2024 em Fortaleza, o cenário político já vai se moldando para o pleito. Do PT, três nomes já oficializaram suas pré-candidaturas, incluindo Luizianne. Os deputados estaduais Larissa Gaspar (PT) e Guilherme Sampaio (PT) também confirmaram. Outro nome cotado é do ex-deputado e ex-secretário Artur Bruno, que ocupa função no governo de Elmano de Freitas (PT). Forte candidato, Evandro Leitão tenta deixar o PDT e é disputado pelo próprio PT e pelo PSB.
Legalmente ainda no PDT, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) anunciou a sua desfiliação do partido no último mês de agosto. O atual prefeito, José Sarto (PDT), buscar tentar a reeleição em 2024.
A divisão não parte somente da esquerda cearense. A direita deve levar dois fortes candidatos à disputa. Presidente do União Brasil no Ceará, Capitão Wagner (União), deve ser um dos nomes mais fortes para ir a um possível segundo turno. Isto ocorre, pois o atual secretário da Saúde de Maracanaú levou a maioria dos votos da Capital nas eleições para governador. O PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, deve levar outro candidato para as eleições. Segundo o deputado estadual Carmelo Neto (PL), o partido terá candidatura própria. Da legenda, dois possíveis nomes se destacam: o de Carmelo e do deputado federal André Fernandes.
