O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC) promove, entre este mês e abril, o ciclo de debates Democracia e emancipação: o papel da educação e da classe trabalhadora, pautando diferentes temas relacionados à luta sindical e à organização dos trabalhadores.
Inaugura a programação a palestra Caminhos para enfrentar o fascismo e afirmar a democracia, no próximo dia 9, às 18h30, no auditório da Reitoria da UFC, com o Prof. Vladimir Safatle, filósofo e docente da Universidade de São Paulo (USP), e o Prof. Custódio Almeida, do Curso de Filosofia da Universidade Federal do Ceará (UFC).
“O ciclo busca ser mais um espaço para fomentar a discussão coletiva e a contribuição da academia e das universidades para pensar a sociedade”, afirma a secretária-geral da ADUFC, Helena Martins. No dia seguinte (10), também às 18h30, Vladimir Safatle lançará o livro “Em um com o impulso”, no Auditório Izaíra Silvino, na sede da ADUFC, em Fortaleza, na Av. da Universidade.
O livro, que também está disponível em formato digital, é o primeiro volume da trilogia Experiência estética e emancipação social. Vladimir Safatle é um dos maisconsagrados pesquisadores e filósofos da atualidade, além de músico e psicanalista. Custódio Almeida foi o candidato mais votado na última consulta para reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC). O docente leciona na UFC há 30 anos, onde já assumiu diferentes cargos, entre os quais vice-reitor e pró-reitor de Graduação.
O ciclo de debates segue com palestras abordando temáticas como crise econômica, gênero, neoconservadorismo e militarismo na política. A segunda conferência será no dia 15, às 15h, na sede da ADUFC, sobre a temática O papel da educação e dos trabalhadores na luta pela democracia. O expositor é Antônio Cruz, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
Resistir em tempos de crise econômica e mudanças no mundo do trabalho é o tema da conversa do dia 2 de março, com Virgínia Fontes, da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Fábio Sobral (Feeac/UFC). No dia 14 de março, a discussão aborda O papel dos militares na política no Brasil, com exposição de Rodrigo Lentz, da Universidade de Brasília (UnB) e autor do livro República de Segurança Nacional: militares e política no Brasil.
Na mesa de debate, Ana Vládia Holanda, do Fórum Popular de Segurança Pública, e Alessandra Felix, da Frente Estadual pelo Desencarceramento. O Prof. José Josberto Montenegro, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), fará a mediação. Os encontros dos dias 2 e 14 de março ocorrem na sede da ADUFC.
O ciclo de debates também se estenderá ao Interior do Ceará. Gênero, neoconservadorismo e democracia pautará a palestra de 22 de março, às 18h30, na ADUFC-Cariri, em Juazeiro do Norte. Estão confirmadas para a mesa as professoras Luma Andrade (Unilab), Gema Esmeraldo (UFC) e Zuleide Queiroz (Urca).
O ciclo de conversas encerra-se no dia 4 de abril, no Campus de Auroras (UNILAB), em Redenção, com palestra sobre educação decolonial, a ser conduzida pelas professoras Inês Escobar (CCA/UFC), Matilde Ribeiro (Instituto de Humanidades/Unilab) e Itacir Marques (Instituto de Humanidades/Unilab).