Voltar ao topo

22 de março de 2025

Apenados em regime aberto poderão atuar em Unidades de Conservação do Ceará

O Acordo de Cooperação Técnica com a medida será assinado nesta terça-feira, 30, em Fortaleza
O Parque do Cocó é uma das opções de lazer ecológico oferecidas ao fortalezense Foto: Divulgação/ Sema

Compartilhar:

Acontece nesta terça-feira, 30, a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica que garante que apenados em regime aberto no Ceará atuem em Unidades de Conservação estaduais. A parceria será assinada entre a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) do Ceará, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e a Fundação Cultural Educacional Popular em Defesa do Meio Ambiente (Cepema). O evento acontece a partir das 10h, na área Adahil Barreto, no Parque Estadual do Cocó, na cidade de Fortaleza.

O momento contará com as presenças dos secretários Artur Bruno, da Sema; Mauro Albuquerque, da SAP; e do presidente da Cepema, Adalberto Alencar.

Dentre as atividades que serão realizadas pelo apenados em regime aberto, destacam-se a capinação, pintura e conserto de equipamentos, ajudando na manutenção das Unidades de Conservação estaduais. Eles – que cumprem pena nas Unidades Prisionais Irmã Imelda e de Sobral – já estarão inclusive atuando no dia do evento. Para o titular da Sema, Artur Bruno, “a ideia é incentivar os internos a realizarem boas práticas e ajudar na ressocialização”.

“Mais uma ação da SAP para reestruturação e evolução do sistema prisional em sinergia com a Secretaria do Meio Ambiente do Ceará articulando ações como a venda do nossos produtos orgânicos nas feiras, além de promover a conservação do Parque do Cocó com trabalho para os egressos, quebrando paradigmas e preconceitos. Estas boas práticas representam uma forma de o sistema prisional colaborar diretamente com a sociedade”, destaca Mauro Albuquerque.

O Acorde de Cooperação também vai possibilitar a comercialização de produtos agroecológicos e artesanais, oriundos do sistema penal, especialmente em espaços públicos geridos pelo governo do Estado. Atualmente, os produtos já são ofertados na Feira Agroecológica, que acontece quinzenalmente no Adahil, e passará a ser semanal. Adalberto Alencar lembra que são produtos “orgânicos, de muita qualidade, provenientes da agricultura familiar e que agora também são produzidos nas unidades prisionais”.

Apenados em regime aberto atuarão nas Unidades de Conservação estaduais

  • Dia: 30 de agosto de 2022
  • Hora: 10h
  • Local: Área Adahil Barreto do Parque Estadual do Cocó
  • Endereço: Rua Major Virgílio Borba, 177 – Dionísio Torres, Fortaleza

[ Mais notícias ]