Voltar ao topo

15 de outubro de 2024

Acontece nesta quarta-feira nova reunião ordinária sobre o Plano Diretor de Fortaleza

Norma é uma lei municipal, obrigatória para cidades com mais de 20 mil habitantes, que detalha caminhos para crescimento de uma cidade e aponta possíveis soluções para problemas postos
Foto: Natinho Rodrigues

Compartilhar:

Acontece nesta quarta-feira, 31, a partir das 9 horas, no Teatro São José, na Praia de Iracema, mais uma reunião ordinária presencial do Núcleo Gestor de Revisão do Plano Diretor Participativo de Fortaleza (PDPFor). O evento terá palestras do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) e da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Habitacional (Habitafor).

“Nosso objetivo é levar mais conhecimento aos membros para ajudá-los nesse importante processo para a nossa Cidade, que será feito da forma mais participativa e transparente possível”, aponta o secretário municipal de Governo e presidente do Núcleo Gestor, Renato Lima. O titular explica que a revisão do Plano Diretor Participativo de Fortaleza tem como meta principal reduzir desigualdades, desenvolver oportunidades iguais e oferecer serviços públicos de qualidade.

O Plano Diretor é uma lei municipal, obrigatória para cidades com mais de 20 mil habitantes, que detalha os caminhos para o crescimento de um município e aponta soluções para problemas comuns aos municípios, como déficit habitacional, desigualdade social, saneamento e proteção ao meio ambiente. Por causa das duas ondas da pandemia, somente no fim de 2021 foi possível retomar o debate acerca da revisão do Plano Diretor de Fortaleza.

Em janeiro deste ano, o Núcleo Gestor foi empossado. O grupo é formado por 30 membros titulares e 30 suplentes, compostos pela gestão municipal por meio das secretarias, além de instituições da sociedade civil, dentre estas, movimentos sociais. Também em janeiro entrou no ar o site interativo do processo de revisão. A plataforma reúne informações sobre o processo e será uma das ferramentas de participação da população.

[ Mais notícias ]

Sarto está certo em ficar longe do 2º turno

A tática do prefeito de ficar longe da disputa lhe garante a governabilidade. Se entrar no debate poderá abrir espaço para as campanhas questionarem na justiça seus atos administrativos.